Nas Furnas, provámos o cozido no restaurante do Terra Nostra Garden Hotel (Rua Padre José Jacinto Botelho, 5; tel.: 296 549 090), uma das especialidades da casa e que integra o menu turístico. No Caloura Bar-Esplanada (Rua da Caloura, 20; tel.: 296 913 283), no concelho de Água de Pau, o peixe sai directamente dos barcos de pesca para o grelhador e depois para a mesa, servido de forma simples e despretensiosa.
Onde dormir
Royal Garden Hotel
Tem 193 quartos, parque de estacionamento coberto, piscina exterior, spa e restaurante, entre outros serviços, localizando-se no centro de Ponta Delgada, a 250 metros da zona comercial da cidade.
Rua de Lisboa
9500-216 Ponta Delgada
Tel.: 296 307 300
www.investacor.com
Furnas Boutique Hotel Thermal & Spa
Depois de anos entre avanços e recuos, o antigo complexo termal das Furnas reabriu completamente renovado e transformado num boutique hotel a 27 de Março, sob gestão da Discovery Hotel Management. São 55 quartos, um spa com piscinas termais e salas de tratamento, um restaurante com foco nos produtos regionais (destaque para o forno a lenha), um bar forrado a discos de vinil e uma pequena loja de artigos típicos da ilha.
Avenida Dr. Manuel de Arriaga - Furnas
9675-022 Povoação
Tel.: 296 249 200
www.furnasboutiquehotel.com
Terra Nostra Garden Hotel
Inaugurado em 1935, será o hotel mais antigo dos Açores ainda em funcionamento, predicado a que soma um dos jardins mais notáveis do país. Em 2013 foi totalmente remodelado, dando um toque de modernidade ao estilo Art Déco original que o caracteriza e ganhando uma nova ala e um spa.
Rua Padre José Jacinto Botelho, 5
9675-061 Furnas
Tel.: 296 549 090
www.bensaude.pt/terranostragardenhotel
O que fazer
O primeiro conselho é alugar um carro, para circular sem constrangimentos pela ilha e descobrir, sem horários, todos os ex-líbris espalhados pelo território. Se não for possível ou preferir visitas guiadas, existem diversas empresas que organizam passeios (de autocarro ou jipe, por exemplo) pelas principais atracções de São Miguel, geralmente divididos por três zonas: Sete Cidades e Lagoa do Fogo; Furnas; e Nordeste. Em Ponta Delgada, o comboio turístico Lagarta percorre quatro circuitos temáticos: jardins, histórico, praia e periférico (custa 5€ e cada rota tem um horário específico).
Se tiver tempo disponível, não deixe de mergulhar nas águas termais da Caldeira Velha (Ribeira Grande), da Poça da Dona Beija (Furnas) ou da Ferraria (Ginetes), de descobrir o Parque Terra Nostra (Furnas), conhecer o ilhéu de Vila Franca do Campo e a Gruta do Carvão (Ponta Delgada), de visitar as estufas de ananases, assim como as diferentes povoações.
Não sendo um destino típico de sol e praia, há pequenos areais, enseadas e piscinas (mais ou menos) naturais espalhadas um pouco por toda a costa onde é possível ir a banhos.
Para quem preferir umas férias activas, há vários percursos pedestres assinalados ao longo da ilha, alguns dos quais também podem ser percorridos de bicicleta. Existem ainda dois campos de golfe (Batalha e Furnas) e diversas empresas que sugerem passeios a cavalo, de jeep ou moto4, voos de parapente, escalada, canyoning, canoagem e desportos náuticos nas lagoas, mergulho, observação de animais, pesca de alto mar, surf ou bodyboard.