Fugas - Viagens

Continuação: página 5 de 5

Rocío (ya) no es virgen

De avião

A Iberia e a TAP praticam preços entre os 140 e os 170 euros para Sevilha, desde Lisboa e Porto. Os voos com partida em Faro, operados pela TAP, rondam os 230 euros. A melhor forma de chegar da capital da Andaluzia até El Rocío é nos autocarros da Costasur. O preço é de 6,35 euros por percurso.

Como um rociero

O caminho de Sevilha é o mais conhecido e concorrido entre todos os que desembocam na aldeia de El Rocío. As diferentes rotas possíveis convergem em Ajolí e, em La Juliana, as hermandades aproveitam para acampar durante a noite, seguindo caminho até Lopaz, mais um ponto de paragem e de festa com viola na mão. Os peregrinos prosseguem até ao pinhal de Aznalcazar, passam por San Diego e Coria, seguindo as linhas que os conduzem até às vias arenosas junto a El Rocío.

Para além do caminho de Sevilha, há muitas outras rotas possíveis (a consultar em rocio.com), incluindo o caminho europeu, que começa em Bruxelas.  

Onde ficar

Casas particulares: os habitantes da aldeia abrem as portas aos visitantes durante as celebrações de Pentecostes, disponibilizando quartos para uma média de seis pessoas. O preço é variável.

Hotéis e pensões da aldeia ou em povoações próximas (as reservas devem ser feitas com cerca de um ano de antecedência)

Acampamentos: são o lugar garantido em El Rocío para quem não teve oportunidade de se organizar com tempo. À entrada da aldeia, são visíveis as várias zonas do pinhal onde é permitido acampar.

O Parque Nacional Doñana

Declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1980, o Parque Nacional Doñana é ninho de 300 espécies de aves, casa de 33 espécies de mamíferos e habitat de mais de 900 tipos de plantas. O cenário de flamingos a sobrevoarem o estuário será um dos mais emblemáticos deste lugar onde o Guadalquivir encontra o mar, mas são muitas vezes os elementos mais raros – como o lince ibérico ou a águia imperial – a atrair os amantes da natureza ao local.

Dada a proximidade aos continentes europeu e africano e ao eixo onde se misturam o oceano Atlântico e o mar Mediterrâneo, Doñana tornou-se um ponto de passagem e de hibernação para muitos animais. A riqueza da fauna fez com que o lugar tivesse sido utilizado, até ao século XX, como área de caça para a realeza espanhola.

O parque é dotado de quatro centros de interpretação abertos ao visitante, onde se disponibilizam mapas (existe um percurso predefinido ao redor da Lagoa do Acebuche), informações e conselhos sobre o local. No centro de El Acebuche (que fica a aproximadamente a três quilómetros da localidade de Matalascañas), é, ainda, possível marcar um passeio de jipe ou a cavalo pelo parque natural. Para quem preferir o barco, existem expedições desde Cádiz e outras actividades de passeio que podem ser agendadas através do website visithuelva.com.

--%>