Fugas - Viagens

  • Ana Maia
  • Ana Maia
  • Ana Maia
  • Ana Maia
  • Ana Maia
  • Ana Maia
  • Ana Maia
  • Ana Maia
  • Ana Maia
  • Ana Maia

Continuação: página 3 de 4

Fundão, coração de cereja

As estruturas de que se fala são iglus ou “Domus” — que fazem lembrar as cúpulas das torres da serra da Estrela. São capacetes de astronauta com um espaço de 35 metros, com capacidade para quatro pessoas e equipadas com roupeiro, duche de hidromassagem, minibar, salamandra, ar condicionado, uma porta — de fechos de correr — com ar futurista e uma “viseira”, uma janela panorâmica de cerca de oito metros com vista para a serra ou para a linha do horizonte.

“Estamos no local com maior amplitude visual da serra da Gardunha. Covilhã, Fundão e Belmonte para um lado. Monsanto e Penha Garcia do outro. E daquele lado barragem e Castelo Branco. Estamos no coração da Gardunha.” Estamos num refúgio natural, num manual de morfologia geológica, num mapa pejado de percursos para caminhadas (bicicletas BTT e segway TT disponíveis), num sítio onde há sempre muito o que fazer — e onde também há muito para quem não quer fazer nada. Há aldeias de xisto e históricas, há uma das melhores rampas de asa delta da Europa, há “as cores da serra” e há “pessoas que vão dizer que já viram ovnis”, pessoas que falam de chaves douradas, grutas subterrâneas e naves espaciais de um branco puro. “Falam com uma seriedade tremenda e só falam se tiverem confiança na pessoa que têm à sua frente.” Se há pessoas que não sabem como chegaram à serra da Gardunha, também há quem não sabe se daqui quer sair.

Natura Glamping. Alcongosta, Fundão. Tel.: 938 387 600. www.naturaglamping.com
Preços: Domus geodésica (duas pessoas) - 85 euros (semana), 120 (fim-de-semana)

GUIA PRÁTICO

Como ir

De carro: Do Porto, basta trocar a A1 pela A25 em Aveiro e depois passar para a A23 até Castelo Branco. Para chegar ao Fundão, é só seguir a estrada nacional 18. Quem conduz a partir de Lisboa pode tomar a A1 e seguir para a A23 antes de chegar a Torres Novas. A partir de Castelo Branco, a N18 desenha a rota final.

Onde dormir

Cerca Design House
Largo da Praça, 1, Chãos, Donas, Fundão. Tel.: 96 4756466. 
www.cercadesignhouse.com
Este solar do século XVII é conhecido como Casa da Cerca (mas já foi Casa dos Machados). Oferece dez quartos com nomes de ervas e plantas regionais, uma piscina e um jacuzzi construído no espaço do antigo estábulo. O quarto Feto fica na antiga capela da casa, que na zona do bar revela azulejos da lisboeta Igreja do Sacramento (nas casas-de-banho também há vestígios de azulejos de cozinhas antigas).

Onde comer

O Mário
Há quem diga que no Fundão come-se “dia sim, dia não”. Percebe-se a teoria quando colocamos em prática ementas como a do restaurante O Mário, que nasceu há 35 anos na E.N.18, que liga o Fundão à Covilhã. Pelos cantos do mesmo prato — não somos esquisitos — podem acomodar-se o recheio da panela no forno (arroz de serpão com carnes brancas de porco e enchidos), o arroz de carqueja (com entrecosto de porco), a posta de salmão grelhado com pudim de cereja e o leitão do monte com passas de cerejas. E ainda conseguimos empurrar o requeijão com doce de cereja, as papas de carolo e um pedaço de tigelada beirã — sim, assumimos: não comemos a sopa de feijão para nos vingarmos nas sobremesas. Amanhã é dia de não comer.

--%>