Onde dormir
Há, por todo o lado, hotéis para todos os gostos e orçamentos. Na Isla Mujeres, onde os preços podem superar os 500 euros por um duplo, não fica mal servido com o Poc-Na Hostel (cerca de nove euros em dormitório), próximo da Playa Norte, na Avenida Matamoros, 15, e muito menos com o Hotel Belmar (100 euros), na Miguel Hidalgo, 110; em Mérida, aconselha-se o recentemente renovado Hotel del Peregrino (pouco mais de 20 euros), na Calle 51, 488, ou o fabuloso Hotel Hacienda Mérida (uns 90 euros), na Calle 62, 439; em Valladolid, o multicolorido Hostel La Candelaria (11 euros), na Calle 35, 201, ou o Hotel Posada San Juan (120 euros), na Calle 40x49; em Cozumel, tem o Amigos Hostel Cozumel (12 euros) ou o Hotel B Cozumel Boutique by the sea (cerca de 130 euros).
Onde comer
Na Isla Mujeres, pode tentar a deliciosa comida mexicana do Ruben’s, na Guerrero, 18; em Mérida, para provar a gastronomia tradicional de Iucatão numa atmosfera tranquila, não deixe de experimentar o El Príncipe Tutul Xiu; em Valladolid, recomenda-se o Yerba Buena del Sisal, na Calle 54A, 217; finalmente, em Cozumel, com um toque gourmet em pratos clássicos, nada melhor do que o Kinta, na Avenida 5 Norte.
Informações
Os cidadãos portugueses necessitam de um passaporte com uma validade de seis meses (à saída do México) para visitar o país.
A moeda oficial é o peso mexicano — um euro corresponde a pouco mais de 21 pesos.
A língua é o castelhano (o governo reconhece quase 70 dialectos indígenas) mas nos lugares mais turísticos não é difícil encontrar quem fale inglês.