- Ainda me lembro, o burro a urrar, pela manhã, a despertar-me, a irritar-me, conta Catallina Ribas.
Chego a San Antoni, caminho por entre uma fauna heterogénea até me deter junto ao Café del Mar, o grande responsável por transformar o pôr do sol desta antiga aldeia de pescadores em algo de mítico.
Bares ingleses e irlandeses começam a encher-se de jovens, uns mais vestidos, outros mais despidos, muitos deles com uma pulseira que os identifica com o hotel onde dormem mais de dia do que de noite. Uma cúpula semelha-se a um lugar que abriga uma sinagoga. É o Eden. Não muito longe, é uma pirâmide que desperta a atenção, um projecto de Pepe Aguirre e do artista Lluís Güell, também associado à ideia do Café del Mar. É o Es Paradis, aberto desde 1975, popular pela sua Festa da Água, com mais gente do que tinha San Antoni no início do século XX — menos de cinco mil habitantes. Dança-se, como já se dançava no tempo da señorita Comes, a mulher que inaugurou a primeira sala de baile, na década de 1960, um espaço ao ar livre na praia de s’Arenal (onde ainda funciona o hotel homónimo e um dos mais antigos de San Antoni), o Ses Voltes, para o qual foi convidado, ainda antes de se transformar na figura mais importante da noite da povoação, Alfonso Rivero, autor da letra e da música do bolero Bahia de San Antonio.
Praia d’en Bossa
É a mais longa faixa de areia da ilha, com uma extensão de mais ou menos dois quilómetros que, uma vez percorridos, revelam as múltiplas faces de Ibiza — tanto encontra lugares tranquilos, ideais para famílias e para quem procura desfrutar de dias mais calmos, como bares e clubes onde a agitação é quase permanente, entre eles o cada vez mais popular Ushuaia, verdadeira meca do ócio e do bem-estar, com as suas festas diurnas em redor da piscina ao ritmo da música de nomes famosos como David Guetta, Hardwell ou Armin van Buuren — e, mesmo ao lado, combinando diferentes estilos musicais, encontra o Hard Rock Hotel, com eventos ocasionais ao ar livre.
A praia d’en Bossa, com uma bonita torre num dos extremos, é segura para as crianças e reúne a melhor selecção de desportos naúticos, como jet ski, water ski, escola de mergulho, voleibol, caiaque, entre tantos outros.
Es Cavallet
A uns dez minutos de carro, passando pelas salinas de Ibiza (cujo sal já era apreciado no tempo dos romanos, embora se deva a construção dos tanques aos fenícios), surge Es Cavallet, uma praia pitoresca com a sua areia branca, dunas e com panorâmicas soberbas (assim a luz o permita) sobre a cidade de Ibiza e a ilha de Formentera — e muito do agrado dos apreciadores de kite surf quando o vento ajuda.
Mas quem, ao fim de uma noite a dançar e a beber, ainda sente forças para iniciar o dia ao mesmo ritmo, o mais certo é nem sequer chegar a Es Cavallet (com praia oficial para nudistas) e deter-se logo no DC-10, um lugar de culto que abriu as suas portas em 1999 mas que se renova todos os anos e de tal modo sofisticado que abriga também uma zona VIP muito procurada por algumas das celebridades internacionais — às segundas, ao início da tarde, apresenta a sua festa mais mediática, o Circo Loco.