Fugas - Viagens

  • Getty Images
  • Manuel Roberto
  • DR
  • Getty Images
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • Getty Images

Continuação: página 4 de 7

Curto é o dia, eterna é a noite: dez praias para descobrir em Ibiza

Ses Salines

Assim designada devido à proximidade das salinas, a praia atrai multidões nos meses de Verão (alguma dificuldade para estacionar) e algumas centenas no primeiro dia do ano, quando os holandeses (na sua maioria) cumprem a tradição de mergulhar nas águas do mar. 

Bordejada de pinheiros, tem alguma ondulação nos dias mais ventosos e oferece um conjunto de actividades (aluguer de catamarã e caiaque, por exemplo) que não raras vezes retiram tranquilidade a um lugar sereno nos meses de Inverno e perfeito para caminhadas.

No Verão, a música ouve-se um pouco por todo o lado mas a maior parte dos turistas opta pelo vibrante Sa Trinxa (mais rústico do que o renomado Jockey Club), uma das referências da ilha e com origens que remontam aos finais da década de 1970 — é restaurante mas a música está sempre presente, com um conjunto de DJ em que se destaca o italiano (também produtor) Franco Moiraghi.

Figueretas

Uma praia pequena (uns cem metros) mas muito central e rodeada de hotéis, bares e restaurantes. Com um passeio marítimo e as suas palmeiras, é uma espécie de subúrbio da cidade de Ibiza (uns 15 a 20 minutos a pé), agradável para as crianças mas também para os adultos — por isso, muito popular e quase sempre cheia como um ovo nos meses de Verão, quando é servida por pequenos ferries e ponto de partida de barcos que são uma promessa de festa nas águas do Mediterrâneo.

As primeiras horas da manhã são as melhores para quem procura um pouco de serenidade mas à medida que a tarde avança cresce o contingente de turistas que uma vez ou outra deitam um olhar à parte antiga de Ibiza, classificada como Património Mundial da UNESCO e situada a norte de Figueretas.

Cala Jondal

Não muito distante do aeroporto (pelo meio pode fazer uma paragem na bonita e serena praia de Sa Caleta para um mergulho mas também para admirar os restos arqueológicos urbanos mais antigos da ilha, erguidos no século VIII a. C.), Cala Jondal é o destino de eleição dos muitos turistas que visitam Ibiza no Verão.

Rodeada de pinheiros e de penhascos, é uma praia elitista (proprietários de barcos gostam de ancorar nas proximidades), de gente rica que gosta de ver e ser vista em lugares como Tropicana Beach Club ou no ainda mais famoso Blue Marlin Ibiza, onde acorrem algumas das mais populares figuras do jet set.

Formando uma ampla baía, Cala Jondal é uma praia de seixos mas com águas azul turquesa (e bancos de areia) e cenário de um espaço aberto (pouco habitual) durante todo o ano – o restaurante Yemenjá, um dos preferidos de futebolistas, pilotos de Fórmula Um ou de simples anónimos que apreciam uma sangria de cava enquanto esperam o momento do pôr do sol.

Cala Tarida

Desde que o internacional holandês, Wesley Sneijder, abriu, em Junho passado, o restaurante XaXa, em Cala Tarida, a praia tornou-se numa espécie de local de peregrinação para todos os holandeses que espreitam a oportunidade de se fotografarem ao lado do médio que no ano passado representou os turcos do Galatasaray. Os preços não estão ao alcance de todas as carteiras (espere pagar por um hambúrguer quase 40 euros) mas bem próximo, debruçado sobre a bonita praia de águas cristalinas, com tons de turquesa e de verde esmeralda, tem o Ses Eufabies, um pequeno restaurante com um ambiente familiar de onde pode vigiar (se for o caso) as crianças — é, na verdade, um lugar popular entre famílias.

--%>