Fugas - Viagens

  • Francois Lenoir/Reuters
  • Humberto Lopes
  • Humberto Lopes
  • Humberto Lopes
  • Humberto Lopes
  • Humberto Lopes
  • Eric Vidal/Reuters

Continuação: página 6 de 6

Bruges, uma cidade quase humana


No pólo da experimentação e inovação, The chocolate line, na Simon Stevinplein, 19, é o lugar certo. Abriu portas há vinte anos e tornou-se conhecida por causa do gosto pela experimentação do chocolateiro Dominique Persoone. A combinação de ingredientes inusitados tem o seu quê de provocação pós-moderna, mas há quantos séculos não misturam os mexicanos chocolate, gengibre e chili no famoso mole poblano?

Quanto a cerveja, falemos de outro ícone local, a histórica cervejaria Haalve Maan, que passa por ser uma das mais antigas, senão a mais antiga. Funciona na Walplein pelo menos há século e meio, desde 1956, mas consta que a actividade terá raízes no século XVI - quando Zenão, o médico de espírito curioso de A obra ao negro, de Marguerite Yourcenar (outra ficção situada em Bruges), que anunciava a chegada do Renascimento, por lá andava tentando esquivar-se da Inquisição. Além das especialidades da casa, como a Straffe Hendrick, há a possibilidade de uma visita guiada.

 

Guia

Como ir

Tanto a partir de Lisboa como do Porto há frequentes ligações aéreas para Bruxelas. Bruges fica a cerca de 100 km da capital belga e entre as duas cidades há muitas ligações  ferroviárias.

Quando ir

Primavera e Outono são as melhores épocas para visitar Bruges. Em Agosto os principais inconvenientes são o excesso de visitantes, os preços elevados do alojamento e, ocasionalmente, o calor abafado. Durante o Inverno, com neblinas e, por vezes, neve, e sem turistas, o ambiente torna-se mais sugestivo para imaginar a velha Bruges oitocentista do romance de Georges Rodenbach.

Onde ficar
A oferta de alojamento é abundante e variada, entre hotelaria convencional e algumas opções singulares.

Hotel Dukes’ Palace 
Prinsenhof, 8
Tel.: 00 32 50 44 78 88
Email: info@hoteldukespalace.com)
Instalado numa antiga residência ducal. 

Na categoria das opções B&B, há uma série de bons alojamentos, em antigas mansões do século XVIII e com vistas panorâmicas para os canais. 

Huyze Hertsberg 
Hertsbergestraat, 10
Tel.: 003242680537
www.guesthouses.be

Côté Canal
Hertsbergestraat, 8 – 10
Tel.:  00 32 475 45 77 07
Email: info@cotecanal.be
Ambas junto ao canal Groenerei, muito perto do centro. Estes alojamentos dispõem de pouquíssimos quartos, pelo que é indispensável reserva antecipada.
 

 

--%>