Pedro Lourenço não se cansa de fotografar. Integra um grupo de 20 pessoas que veio de Gondomar para fazer a viagem. Todos da mesma família. A ideia foi sua. Emigrante na Alemanha, viu um dia num canal brasileiro uma reportagem sobre o comboio histórico do Douro e logo ali decidiu que haveria de o fazer nas férias. “Estou a achar isto interessante. É uma viagem bonita. Pelo menos, todos estamos a gostar. Só achamos que é um bocado caro. Para uma família de quatro ou cinco pessoas, é muito dinheiro.”
E o que gostou mais? “Gostei de tudo. Nem sei quantas fotografias já fiz. Já tenho mais de duas horas de filme gravadas”.
Comboio Histórico do Douro
Régua – Tua – Régua (68 quilómetros ida e volta)
Partida: 15h22; chegada: 18h32
Preço: 42,50€ adulto, 19€ crianças (há descontos nas viagens de ligação à Régua).
Datas: sábados e domingos até ao fim de Outubro.
Comboio presidencial regressa em Setembro
O mais luxuoso comboio português, o Presidencial, volta aos carris em Setembro e Outubro, durante a época das vindimas, com viagens gourmet entre o Porto e o Vesúvio. As refeições serão confeccionadas por chefs portugueses e estrangeiros, alguns com estrelas Michelin. A experiência, organizada pela Fundação Museu Nacional Ferroviário, inclui viagem entre o Porto e o Vesúvio (concelho de Vila Nova de Foz Côa), onde haverá uma prova de vinhos.
“The Presidential”, como agora se designa, é composto por uma locomotiva a diesel que reboca cinco carruagens e um furgão. A carruagem mais recente foi comprada à Alemanha nos anos 30 do século passado, mas as outras eram veículos do tempo da monarquia, datadas de 1890, que foram adaptadas às condições tecnológicas e de comodidades do século XX.
A Douro Azul tem também projectos de turismo ferroviário para a linha do Tua, tendo a empresa adquirido uma controversa máquina a vapor para fazer esse serviço. Mais recentemente, o empresário Mário Ferreira anunciou que tinha comprado à CP uma verdadeira locomotiva a vapor para a recuperar. O FUGAS questionou a Douro Azul sobre estes projectos ferroviários, mas não obteve resposta.
Linhas que valem a pena
Nem só a bordo de comboios turísticos se pode fazer turismo ferroviário. Mesmo a bordo de composições regulares é possível passear e apreciar a paisagem. A Fugas sugere-lhe quatro linhas que valem a pena.
Beira Baixa
Entre o Entroncamento e Vila Velha de Ródão, o comboio vai sempre ao lado do Tejo. Avista-se Vila Nova da Barquinha, Almourol, Constância, Abrantes. Depois a paisagem humanizada reduz-se e fica só o rio e a via férrea num verdadeiro regalo para a vista.
A CP tem parcerias para fazer turismo de aventura em Belver e Ródão que incluem viagem e actividades náuticas.
Minho
Esqueça os primeiros quilómetros da linha que liga o Porto a Valença. Mas, passada a periferia da Invicta, preste atenção ao exterior, porque a paisagem minhota impõe-se e a beleza aumenta à medida que se ruma para norte. Depois de Viana do Castelo a linha aproxima-se do mar e do rio Minho. Passa-se a praia de Âncora, Caminha, Vila Nova de Cerveira, avista-se a Galiza do outro lado e termina-se a viagem perto das muralhas de Valença.