Fugas - restaurantes e bares

Adriano Miranda

Um lounge nas margens da noite

Por Andreia Marques Pereira ,

É restaurante e bar, de mãos dadas ou separadas. Espaço polivalente que se quer em movimento num conceito aberto mas não sobreposto. Em cima, tomam-se refeições, em baixo prolonga-se a noite em ambiente relaxante e por vezes festivo.

Chama-se À Parte Lounge e esse nome tem quase tanto de verdade como de falso. Ou, se calhar, não é tanto falso quanto uma aspiração, uma promessa - no caso, talvez seja mais acertado falar em vocação adiada. O lounge não está à parte, mas é claramente enganador neste À Parte, que na sua face mais visível até é mais restaurante - e é À Parte porque restaurante ou lounge está, isso sim, um pouco fora do circuito noctívago por estes dias canónico da cidade do Porto.

Daí este sentido assumido de exclusão: estamos na Rua das Flores, já a descer para a Ribeira e a noite portuense há muito que não circula por estas ruelas. O que poderá estar a mudar - e se tal se confirmar o À Parte Lounge poderá orgulhar-se de ter sido quase uma lança no deserto. A verdade é que um pouco mais abaixo já se encontra um Tea Point, o DOP abriu também ali recentemente, o Mercado Ferreira Borges agora é Hard Club e o Pinguim mantém as portas abertas e uma dinâmica permanente - e tudo isto signifi ca noite (e não só).

É isso que descreve Susana Dias, designer gráfica, co-mentora e agora gerente a tempo inteiro do À Parte Lounge, que fez um ano no dia 13 de Março. E adivinhamos um pouco de wishful thinking: é que, afinal, ali funciona-se mais ao fim-de-semana. O bar, sobretudo, mas o restaurante também. "Mesmo estando perto das Galerias de Paris é difícil trazer gente para o bar", explica Susana Dias. Há falta de dinâmica: quem vem, vem de propósito. Vem comer e até se deixa ficar, vem a festas especiais - e é muito assim que o À Parte Lounge versão bar-independente tem funcionado. Festas temáticas, festas privadas, embora esteja "sempre" aberto e ande de mão dada com o restaurante.

E quem não quiser tomar refeição, quem quiser apenas tomar um copo com os amigos, tem de avançar sem receio até ao fundo de restaurante e abordar a escadaria em meia-roda. Ao fim-de-semana está sempre garantida a presença de DJ e ocasionais festas (incluindo, por exemplo, as préparties do Indústria) - outras menos ocasionais, como a Festa À Parte, da responsabilidade do DJ residente da casa, Ricardo Amorim. Nos restantes dias, a música também não pára, mas está como que em piloto-automático, com os CD dos proprietários - excepto às quintas-feiras, com música ao vivo: já foi no bar, agora é no restaurante. Mas de olhos postos nesse lounge que espera cumprir o seu nome, menos dependente da figura tutelar do restaurante.

No bar e logo na entrada do À Parte, por exemplo, separada da sala por um biombo de canas que parecem árvores no Inverno: há um sofá-canapé verde, um aparador pesado com flyers, um quadro de ardósia onde o giz diz quais são os pratos do dia. A sala de jantar (com 24 lugares na sua disposição "normal", mas que pode ir até 35 - e há-de ter que albergar 50 pessoas em breve) organiza-se rente à parede, onde sofás corridos têm mesas em frente e cadeiras do lado oposto - as cores são quentes e discretas, entre beges, bordeaux e negros e a iluminação é dada por candeeiros sobre cada mesa. Um pequeno balcão serve de apoio e ao fundo uma salinha com vista: para um pé direito que sobe até a uma grande clarabóia e desce até ao bar. Estamos numa varanda que é mezanine, espaço de fumadores (do andar superior) e um "recantozinho" quase da avó, com um sofá, cadeirão, mesa baixa e espelho dourado de design retro - há peças que vieram de casa: dos proprietários e de outras via Remar.

Nome
À Parte Lounge
Local
Porto, Porto, Rua das Flores, 46
Telefone
222022372
Horarios
Terça a Quinta das 19:30 às 00:00
Sexta e Sábado das 19:30 às 02:00
Website
http://www.aparte-lounge.com
--%>