Não é pelos tectos abobadados e o ar severo da sala que o Restaurante Afonso é uma espécie de templo no Norte alentejano, mas antes pela gastronomia que ali se pratica, merecedora de verdadeira devoção. É assim há quase 60 anos - que se completam em 2014 -, tempo durante o qual esta casa se tornou uma referência incontornável para os amantes da boa cozinha alentejana, designadamente dos pratos de caça que por aqui são mesmo servidos durante todo o ano. Outra das referências é a opulenta carta de vinhos, com criteriosa e abundante oferta e cobrindo praticamente toda a produção de qualidade da região. Um caso raro de critério e abrangência.
Ao que nos contam, tudo começou com o namoro entre Afonso, um jovem vindo da região Centro para trabalhar como caixeiro, e uma moça da terra com especial jeito para a confecção de petiscos. Com o casamento veio a abertura de um negócio de café, que rapidamente ganhou fama pelos saborosos petiscos de dona Bia, obrigando ao alargamento de instalações e à criação de espaço próprio para restaurante. Ainda assim é nos dias de hoje, com o café e restaurante a funcionarem em espaços contíguos do mesmo prédio no centro da vila e funcionando também uma hospedaria nos pisos superiores. Acolhimento completo, portanto.
O segredo para o sucesso de tantos anos esteve sempre na associação entre o olho de Afonso para o negócio e a arte da mulher para as coisas dos fogões. Ainda hoje, asseguram-nos, é dona Bia que superintende nas questões da cozinha, mantendo as receitas e escolhendo produtos que fazem deste restaurante um caso ímpar de sucesso e qualidade associada à preservação dos melhores usos e costumes da gastronomia do Alentejo.
Importante também é que parece estar assegurada a continuidade geracional, uma vez que há familiares empenhados no negócio, tanto na gestão como na cozinha. E isto, nos tempos que correm, é uma muito boa notícia.
E se há um extremo cuidado na preservação de usos e costumes culinários, idêntico é o empenho na actualização do espaço. Ambiente de estilo clássico mas cuidado e elegante. Ainda há poucos anos foram feitas obras de manutenção que conferiram à sala um acolhedor ambiente de estilo tradicional, com tectos abobadados em tijolo e luz indirecta. Cuidada é também a apresentação das mesas. Alvas toalhas e guardanapos em algodão, adequado serviço de copos e cadeiras confortáveis.
Passando ao que verdadeiramente interessa, há que dizer que a lista é igualmente vasta e opulenta, com mais de três dezenas de pratos, entre os quais se destacam, pelas suas especificidades, os sete de caça e outros cinco dedicados apenas ao porco preto alentejano.
Há também, entre as propostas de carne, uns pezinhos de coentrada que são normalmente servidos como entrada, o que bem diz sobre a procura e o grau de satisfação da clientela acerca deste típico petisco alentejano. Entre migas, ensopados e outras "especialidades", há um que atingiu já o estatuto de emblema da casa. É a perdiz à dona Bia e que só por si bem justifica a viagem a Mora. Mas já lá vamos.
- Nome
- Restaurante Afonso
- Local
- Mora, Mora, Rua de Pavia, 1
- Telefone
- 266403166
- Horarios
- Todos os dias das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 23:00
- Website
- http://www.restauranteafonso.pt
- Preço
- 25€
- Cozinha
- Alentejana
- Espaço para fumadores
- Não