Fugas - restaurantes e bares

Fernando Veludo/nFactos

O Havai pode ser aqui

Por Andreia Marques Pereira ,

Não tem os pés na areia mas chama-se Luau. É um bar e clube que encontramos virado para a praia, sedento de cocktails e com música do dia todos os dias.
O espaço foi herdado, o conceito natural, depois veio a hesitação. "O nome foi o mais difícil de conseguir", recorda Daniela Barreto - e isto quer dizer muito quando se sabe que quatro dias antes da préinauguração ainda funcionava aqui um restaurante. Quando lá vamos é a inauguração oficial - aberta a todos, não apenas a convidados - e, claro, o nome já está espalhado por onde cabe (no exterior, nas colunas gordas que enquadram a esplanada frontal; na cabina de DJ no espaço que é pista de dança). Luau, Music & Cocktail Club. O mar está em frente, a lua instala-se em cima (quando aparece), nota Daniela Barreto, gerente, daí até às míticas festas havaianas foi um salto.

Claro que este é um luau sem pés na areia - ela está do outro lado da avenida nesta marginal de Leça da Palmeira quase a terminar no farol; sem as estrelas sobre a cabeça está abrigado no Paço da Boa Nova, galeria comercial; e high-tech com sistema de som e de luzes. Mas o espírito está lá, o de transformar este espaço num local de convívio entre famílias e amigos. "Esse é o conceito que queremos transmitir." Por isso, este club até tem uma filosofia pouco habitual: abre ao final da tarde, à semana, e à tarde, ao fim-de-semana. Começa aí, para depois conquistar a noite.

Assume-se como um after-work - nos próximos tempos poder-se-ia também considerar um after-beach, porque a localização não influencia só o nome, influencia também as dinâmicas e, já o referimos, a praia é vizinha referencial. Ela está na mira da esplanada que diríamos frontal se não descobríssemos que a entrada oficial é mesmo na galeria, não no vão alinhado por colunas virado para a rua: oito mesas de madeira combinando com cadeiras de verga, tudo assente sob pés de metal, alinhadas geometricamente defronte de uma parede de vidro fechada (não sempre) por cortinados brancos. Há ainda outra esplanada (aberta apenas durante o dia), nas traseiras, na ágora da galeria comercial e, portanto, dividindo-a com alguns dos vizinhos que são cafés e restaurantes.

O Luau também foi restaurante, restaurantes. "Havia o espaço disponível, numa área privilegiada, onde não há grande oferta de música ao vivo, de programação", explica Daniela. "Há muitos cafezinhos, mas bares, clubes não." Os mesmos proprietários viram oportunidade de transformar o espaço que agora é club de nome, mas com um pouco de bar no espírito. "É um conceito diferente do bar habitual", justifica Daniela.

Isto pela "música ao vivo", pelas "noites temáticas". E aqui as noites temáticas são levadas a sério. Tão a sério que cada noite (e está aberto todos os dias) tem um tema: a segunda-feira é latina, a terça de jazz e blues, a quarta é bossa nova, a quinta revivalista (dos anos 50 aos anos 90 em registo best of), a sexta de house clássico, o sábado de soulful e deep house - ao sétimo dia, domingo, descanso com chill out e lounge. Tudo isto pode ser servido por bandas ao vivo (sobretudo os primeiros dias da semana, bem visto), DJ convidados ou o DJ residente, Nuno Nobre, que tocará, pelo menos, três noites por semana.

Nome
Luau Music & Cocktail Club
Local
Matosinhos, Matosinhos, Travessa Helena Vieira da Silva, 12
Telefone
918652680
Horarios
Segunda a Sexta das 17:00 às 20:00
Sábado e Domingo das 13:00 às 02:00
Website
www.facebook.com/p/@/223146961053292
--%>