Fugas - restaurantes e bares

Fernando Veludo/Nfactos

Continuação: página 3 de 3

O Book do Porto é como um livro aberto

Os cocktails são cinco, com sabor algo literário: a caipirinha tem o twist do cravo e canela, o mojito é Hemingway - a lista completa-se com o peach bellini, o strawberry/passion fruit daiquiri e o gin fizz. Antes do jantar são o "prólogo" e a ideia é relaxar e até abrir o apetite, mas podem ser o fim perfeito de um dia de trabalho - "Ainda há o estigma em relação aos after-works", refere José Pedro, mas (também) o Book gostaria de contribuir para a mudança de hábito, que é mais uma mudança de mentalidade.

À mesa

Há algo de pub meets restaurante trendy na sala de refeições do Book: é a madeira (sempre) do chão, da estante (cheia de livros e com letreiro por cima: "Avis artigos escolares, material didáctico"), do corrimão que separa os dois níveis; são os candeeiros retro (verdes, castanhos, amarelos); é a parede de tijolos brancos; são as tubagens rentes ao tecto; é o betão. Descontraído, informal e elegante (de espaço de "espírito caseiro"), o Book tem cozinha de alma tradicional, com trabalho de autor, e devaneios internacionais ("para quem não quer arriscar", as pastas e risottos satisfazem paladares menos audaciosos) - sempre no registo de confort food.

Ao almoço oferece alternativa ao tradicional prato do dia, com um buffet executivo (€11) a preencher uma "lacuna"; uma refeição normal, incluindo vinho e sobremesa ronda os €30. A ementa, que é entregue num livro, lê-se também como um livro: o "prólogo" ("enquanto lê a ementa"), a "introdução" ("para começar a provar do Book"), o "1 capítulo" ("dos campos de cereais", o "2 capítulo" ("peixes do mar salagado"), o "3 capítulo" ("carnes dos prados verdejantes") e a "conclusão" ("doces e frutos"). A lista de vinhos, divide-os como livros também, bibliotecas de sabores, ao invés de regiões: há-os "elegantes e intensos como um romance de amor", os "invulgares como um livro de ficção científica", os "robustos e encorpados como um livro de aventuras" e os "clássicos e complexos como livros de fábulas".

O Book não aceita reservas nem grandes multidões - oito pessoas por mesa no máximo. Contudo, em breve abrirá uma nova sala, especialmente para grupos: será como jantar em casa, entre aparador e numa mesa redonda, para 15 pessoas -é para grupos mas um de cada vez. A cozinha fecha às 24h.

Nome
Book
Local
Porto, Vitória, Rua de Aviz, 10
Telefone
917953387
Horarios
Todos os dias das 12:00 às 15:00 e das 19:30 às 02:00
Website
http://www.restaurante-book.com
--%>