Fugas - restaurantes e bares

  • Dário Cruz
  • Dário Cruz
  • Dário Cruz

Continuação: página 2 de 3

A nova esplanada do coração de Lisboa

Desde logo, a surpresa desta urbaníssima esplanada passa muito pelo que não tem: não há "lixo" visual nem marcas espalhadas à toa; das três vezes que por lá passamos, atestou-se que também não há "lixo" sonoro, com a música certeira a criar um ambiente chill out. Até a imagem global é de um cuidado exemplar, com a identidade visual, entre logótipo ou cartões (que recriam memórias do Marquês, de Eduardo VII ou de publicidade gráfica antiga), a ser assinada pelo designer João Campos, o mesmo que criou o logo da Guimarães 2012.

Mas a surpresa maior é guardada na bem nutrida ementa. "Prove o chocolate quente", aconselha-nos Filipa, que, vinda profissionalmente da área da Grande Distribuição, decidiu candidatar-se a criar a esplanada dos seus sonhos, contando com os parceiros Jorge Silva e David Oliveira para gerir o espaço. "Chocolate verdadeiro", afiança, "de se comer à colher". A escolha da mentora do Sétimo - fica a dica - passa, porém, por uma limonada da casa, enriquecida com hortelã. Provados os chocolate e a limonada, podemos certificar: provas superadas.

Enquanto admiramos um torricado (uma sandes aberta) que acolhe uma manta de sardinhas com cebola e pimentos assados, Filipa garante que toda a ementa foi pensada ao detalhe "com produtos de qualidade", resumindo-se numa "redescoberta de sabores portugueses" e nas "tradições de Lisboa". "Não exagero se disser que conheço e analisei todas as esplanadas da cidade", diz. "Tentámos perceber o que faltava, no que algumas erravam. Por exemplo, aqui temos serviço à mesa, até porque muita gente nos confessou que era muito aborrecido numa esplanada ter que ir ao quiosque buscar o que se deseja".

Ainda que não haja um serviço completo de cozinha, não faltam refeições rápidas e petiscos. Somam-se sopas, saladas e sandes variadas e podem provar-se os tais torricados, em variações que também podem incluir jaquinzinhos ou atum com molho de tomate, filete de bacalhau ou mexilhões. E aqui chegados, é descobrir o filão das conservas da Conserveira de Lisboa: à disposição, estas e outras, casos da cavala ou das ovas de sardinha.

Acrescentem-se sumos naturais ou a "já célebre" limonada, o "verdadeiro" chocolate quente (preto, sim, mas o cliente pode escolher de leite, branco, de menta, picante ou com laranja) ou chás e infusões (chá-chá mas também, e citamos a ementa, "chá de qualquer coisa" e "chá de mais qualquer coisa"). Em grande destaque, os vinhos, para os quais há grandes planos: além de quase uma dezena de marcas, é servido a copo, incluindo um vinho em destaque em cada mês. Para além de umas dezenas de sugestões de bebidas refrescantes ou alcoólicas, há ainda uma mão-cheia de cocktails, dos clássicos Mojito, Margarita, capirias ou Daiquiri a fórmulas que usam a portuguesa Macieira.

Mais novidades, só na Primavera/Verão, quando começar de facto o período nobre do verbo esplanar. "Abrimos agora por obrigações da concessão mas é também um período de experimentação, para irmos aprendendo com os clientes", explica Filipa. Nos planos Sétimo, cabem sessões DJ para animar os fins de tarde e as noites (poderá começar a fechar mais tarde, já que, por agora, o rigor do clima encerra-a às 19h), fins-de-semana animados com workshop de vinhos e harmonizações gastronómicas, piqueniques no jardim e outros eventos, nomeadamente, por exemplo, à volta da Feira do Livro. Quem não quiser perder os grandes eventos desportivos do ano poderá também contar com mais esta sala ao ar livre para apreciar o Euro 2012 ou os Jogos Olímpicos: haverá um grande ecrã para as transmissões em directo.

Nome
Sétimo - Esplanada e Café
Local
Lisboa, São Sebastião da Pedreira, Av. Sidónio Pais, n.º 1 (Cobertura do Edifício). Entrada também pela Fontes Pereira de Melo e Parque Eduardo VII
Telefone
213522036
Horarios
Todos os dias das 09:00 às 19:00
Todos os dias das 09:00 às 19:00
Website
http://www.esplanadasetimo.com/
--%>