E qual é o segredo da marca? Concha responde sem hesitações: “a qualidade do chocolate”. A ajudar, o facto de ter produtos e espaços “visualmente apelativos” e um “serviço e atendimento de qualidade” a partir do qual, segundo explica, procuram “tratar cada cliente de forma especial e dar-lhe toda a atenção”. Ajuda ainda o facto de terem “produtos para todas as carteiras”, refere Concha.
A chocolataria produz por mês cerca de 1500 kg de chocolate. A loja de Lisboa é abastecida todas as semanas de tabletes, sombrinhas e trufas produzidos em Leça do Balio por Miguel Tendim e a sua equipa de mais três pessoas. Já os bombons e, especialmente, os macarons (produzidos pelo mestre chocolateiro Rui Costa) têm de ser repostos várias vezes por semana porque, como conta Concha “os clientes são viciados em macarons” (como comprovámos, é de facto difícil resistir a uma palete bem colorida destas deliciosas criações).
Aos produtos desta chocolataria e às madeiras rústicas, prateleiras de frasquinhos e montras coloridas sobre o chão de pedra, com tantos anos quantos tem o edifício, juntam-se pequenas aventuras vividas na ficcionada Vila do Lago, narradas por Álvaro e ilustradas por Celestino, num design retro reinterpretado, impressas em postais que acompanham as caixas de bombons e trufas. São as aventuras vividas por Álvaro e Joana durante as férias escolares passadas em família na Quinta da Eira, na Vila do Lago. Os dois primos divertem-se durante a apanha da castanha ou das amoras que depois vão trazer inspiração ao seu tio cozinheiro que vai misturando estes ingredientes às suas tabletes de chocolate. É dessas aventuras imaginárias que “nasce” o chocolate que a loja celebra, envolvtas em papel castanho com diferentes estampados e cores terra. Aventuras que a Chocolataria Equador pretende passar para livro para depois organizar histórias ao vivo nos fins-de-semana da chocolataria.
Nos planos, estão ainda a produção de chocolates sem açúcar, parcerias com hotéis e teatros e a abertura de novas lojas – “para já” em Lisboa. Entretanto, é aproveitar eventos como as planeadas provas de chocolate com vinho do Porto, matéria em que já têm experiência, uma vez que têm uma parceria com as caves Ramos Pinto, onde também têm as suas produções, no âmbito da criação do seu chocolate negro com vinho do Porto. A aventura passa também por alargar estas experiências a vinhos de mesa e muitas outras combinações. É que “um bom chocolate vai bem com tudo”, garante Concha.
- Nome
- Chocolataria Equador
- Local
- Lisboa, Encarnação, Rua da Misericórdia, 72
- Telefone
- 213471229
- Horarios
- Todos os dias das 11:00 às 20:00
- Website
- https://www.facebook.com/Chocolataria.Equador/