Fugas - restaurantes e bares

  • DR/Esporão
  • DR/Esporão
  • DR/Esporão
  • DR/Esporão
  • DR/Esporão
  • DR/Esporão
  • DR/Esporão
  • DR/Esporão
  • DR/Esporão
  • DR/Esporão

Continuação: página 3 de 3

Os pratos de Pedro Pena Bastos sabem ao que a terra lhe dá

“Honestamente”, conclui Pedro Pena Bastos, “cozinho próximo da natureza porque acho que este é o futuro da gastronomia. As pessoas estão à procura de sabor, se o corte daquela peça está perfeito ou não, vai continuar a ser interessante, mas para mim o mais importante é conseguirmos encontrar um padrão que remeta para uma coisa natural.”

As estações são todas diferentes, claro. “Há meses em que olho para o menu e não fico totalmente satisfeito, mas os produtos falam por si, estão na altura certa. E há espaço para fazer tanta coisa. Posso basear-me numa ideia que vi do outro lado do mundo, mas consigo adaptá-la a este espaço. É muito instintivo. Não consigo explicar melhor do que isto.” 

Não é preciso. Os pratos já disseram tanto.

Dia Grande está?de volta ao Esporão

Dias 18 e 19, a Herdade do Esporão abre as portas para a segunda edição do Dia Grande. “Queremos, nestes dias, dar mais espaço e voz à cultura portuguesa, às tradições locais e aos novos olhares que existem sobre elas, conversar sobre temas que consideramos importantes na sociedade actual (este ano destacamos a arquitectura, a alimentação e a barragem do Tua, contra a qual nos debatemos fortemente)”, diz Catarina Santos, responsável de marketing e comunicação do Esporão. 

Ao longo do dia 18 haverá provas de azeites e de vinhos, visitas às adegas, o mercado Esporão & A Comida Portuguesa a Gostar Dela Própria (um projecto cujos vídeos podem ser vistos do site da Fugas – fugas.pt), além de visitas à horta, aulas sobre mel, workshops de práticas agrícolas ou de food pairing, um piquenique na herdade, conversas sobre cozinha e diversas actividades destinadas às crianças. 

Mais para o final da tarde, vai acontecer uma aula de bombo e conversas sobre arquitectura, antes do concerto dos Lisbon String Trio e do jantar na Torre. As actividades prolongam-se até às 22h30, hora de “olhar a lua”. 
No dia 19, o nascer do sol está previsto para as 6h12 e o brunch começará a ser servido às 8h30. Para as 9h está marcada uma visita ao complexo arqueológico dos Perdigões, situado na herdade. Depois há ainda observação de árvores, visita ao campo ampelográfico, um workshop de velas e um espectáculo. O programa termina pelas 12h com uma prova especial da Garrafeira do Esporão. 

 

Nome
Restaurante Herdade do Esporão
Local
Reguengos de Monsaraz, Reguengos de Monsaraz, Herdade do Esporão
Telefone
266509280
Horarios
Todos os dias das 12:00 às 16:00
Website
http://www.esporao.com
Cozinha
Autor
Espaço para fumadores
Sim
--%>