O único prato de carne pedido foi a "pá de cabrito DOP cozinhada a baixa temperatura e guiseira campestre" (24 euros), que deixou de si uma bela memória. Tempero e ponto de cozedura impecáveis do cabritinho, cuja suculência estava superlativa, "guiseira campestre" bem achada, pois é uma espécie de salada montanheira algarvia, mas servida quente, com batatinhas, vários legumes frescos, entre eles alguns miniaturas (maçarocas de milho, nabos, cenouras...), espargos verdes, cebola. As doses são generosas.
Bebeu-se, ao longo de toda a refeição, com grande prazer e alguma nostalgia, pois estes vinhos vão desaparecer, uma vez que o projecto que os sustentava encerrou portas, o branco Covela Colheita Seleccionada 2007 (19 euros a garrafa). Ter-se-ão bebido as duas últimas garrafas da reserva do Feitoria.
Para sobremesa, apesar de ser tentador o "prato de queijos nacionais (Terrincho, Serra, Nisa, Azeitão e Serpa)" (14,50 euros), ficamo-nos, e bem, pelos doces: "Tortinha de Azeitão sobre saladinha de citrinos, areia de pistáchio e gelado de tomilho limão" (9 euros); "folhado de ovos-moles com avelã torrada e lima, tapioca de coco e gelado Maplesyrup" (8,50 euros); "trilogia de maçã granny smith" (7,50 euros); e "fruta fresca laminada sobre morgado de ginjas e sabayon de pistáchio gratinado" (8,50 euros). Aceitou-se a sugestão do escanção, profissional competente e discreto, e bebeu-se o belíssimo Moscatel Roxo 1998, Colecção Privada Domingos Soares Franco, da José Maria da Fonseca Succs (7 euros o cálice). O café é muito bom e as tisanas são calmantes.
Temos, então, em Lisboa, o chefe Cordeiro, depois de ter trabalhado em cozinhas no estrangeiro e em muitas outras portuguesas. Numa delas, em 2005, na Casa da Calçada, em Amarante, o seu trabalho foi distinguido com uma estrela Michelin e também pela elitista Academia Portuguesa de Cozinha. A sua cozinha actual é, como seria de esperar, mais segura, mais definida, mais depurada e mais criativa. Se os prémios chegarem, tal não deverá ser motivo de espanto. Será tão só o reconhecimento público de trabalho árduo e competente.
- Nome
- Restaurante Feitoria
- Local
- Lisboa, Santa Maria de Belém, Doca do Bom Sucesso
- Telefone
- 210200400
- Horarios
- Terça a Sábado das 12:30 às 15:30 e das 19:30 às 23:00
- Website
- http://www.altishotels.com
- Preço
- 50€
- Cozinha
- Autor
- Espaço para fumadores
- Sim