Fugas - restaurantes e bares

  • Spirito Cupcakes & Coffee
    Spirito Cupcakes & Coffee MIGUEL NOGUEIRA
  • Spirito Cupcakes & Coffee
    Spirito Cupcakes & Coffee DR
  • Abacaxi com Côco
    Abacaxi com Côco DR
  • Gelato Red Velvet
    Gelato Red Velvet DR
  • Sorvete de Limão
    Sorvete de Limão DR
  •  Brownies m&m´s
    Brownies m&m´s DR

O espírito do gelado chegou ao Porto

Por Andreia Marques Pereira ,

A Spirito já anda por Braga, Guimarães e Porto. Fomos à nova loja na Baixa portuense para provar um desfile de sabores e... de gelados:: em cada dia, há sempre 24 para pôr à prova.

Começou em Braga já com ambições maiores. Maiores até que as fronteiras de Portugal. O Porto é a primeira paragem (entretanto outra aconteceu em Guimarães) e paragem é apropriado para o espaço que está a dois passos da estação de São Bento.

Em edifício recuperado, a loja é moderna e algo minimalista, se exceptuarmos o recanto do balcão com a sua decoração quase “caseira”: brancos, castanhos e madeira enformam o local, onde o granito espreita por detrás de palavras recortadas na carapaça branca que o esconde — palavras que são tags num apelo descarado à partilha em redes sociais (de Spirito a amizade, amor, saudade, cabem uma série de conceitos).

Transitamos entre um rés-do-chão mais vocacionado para passagens rápidas e um primeiro andar (desdobrado em dois) que convida a ficar, seja no sofá fundo que é quase de chill out, seja na cabina de madeira que é como uma nave, seja nos bancos de namorados com vista — ou seja, claro, nas mesas e cadeiras que preenchem a maior parte do espaço.

Chegamos num final de tarde de sexta-feira, a primeira da vida do Spirito Baixa, e há uma multidão no balcão. No expositor, 12 sabores de gelados: bubble gum, chocolate negro Valrhona, cookies, morango, cheesecake, frutos vermelhos, maracujá, framboesa, manga, morango, baunilha francesa.

É um franchise, o primeiro da Spirito Cupacakes & Coffee, e se Nuno Freitas, um dos mentores da empresa, anda por aqui atarefado não será por muito mais tempo. Hugo Magalhães e Gilda Alves são os franchisados e cinco semanas de formação em Braga, mais o apoio inicial, vão deixá-los preparados para assumir o espaço, muito maior do que a casa-mãe, mas com evidentes traços de família.

Este Spirito Baixa é o resultado de uma paixão — a de Hugo, que se apaixonou por um produto. “Começou assim”, conta, “era cliente em Braga e até pensava que era um franchise, pelo aspecto”. Não foi à toa: “Este nunca foi um conceito só para Portugal. Começámos em Braga mas a ideia sempre foi crescer para outros países”, explica Nuno Freitas, um dos fundadores juntamente com a mulher, Nádia, e os dois cunhados, Ricardo e Dário. É desse lado da família que vem aliás o nome — Spirito é o nome dos avós italianos e, claro, o ADN destes gelados vem todo de Itália, onde Nuno esteve a aprender a “ciência dos gelados”, a “jóia da coroa” da Spirito.

Porém, na verdade foram os cupcakes de Nádia o rastilho da Spirito. Ela fazia-os em casa para amigos, os amigos diziam que devia vendê-los. O casal já tinha outras empresas, mas começou a pensar naquilo — não havia nenhum lugar como a casa deles e onde cupcakes, brownies e crumbles fossem a coisa mais natural do mundo (Nádia e os irmãos cresceram na África do Sul, onde realmente eram).

Se juntassem a isso outras paixões, como o café e os gelados italianos, tudo desenvolvido de forma artesanal, tinham um conceito único e raro, já que o público-alvo era comum: feminino e urbano. “Tudo fazia sentido: não havia e o próprio plano de negócios contrariava a sazonalidade [dos gelados].” Assim, em 2011, quando todos diziam que estavam loucos, em plena crise, nasceu a Spirito.

Nome
Spirito Cupcakes & Coffee
Local
Porto, Sé, Rua de Mouzinho da Silveira, 324
Telefone
0
Horarios
Terça a Sábado das 13:30 às 19:00
Quarta das 13:30 às 19:00 e das 21:00 às 00:00
Website
http://www.spiritocupcakes.com/
--%>