Fugas - restaurantes e bares

Na Cervejaria Trindade, o segredo está no molho ou no espaço?

Por Carlos Filipe ,

A Cervejaria Trindade é a mais antiga do país, obra de um galego que legou a Lisboa um edifício histórico que impressiona pelo estilo e grandiosidade. No último ano, por ali passaram 193 mil amantes de uma menos santa trindade, a cerveja, o bife e o convívio.

Há quem diga que o segredo está no molho, que pode ser confeccionado com manteiga, leite, café (diz-se que de cevada), mostarda e uma pitada de farinha (talvez, até, Maizena). Assim, simplesmente, tal foi o resultado de uma busca instantânea na Internet que descreve o molho à Trindade (ou à Portugália) como uma cama fofa para os bifes de alcatra, vazia e lombo, estes feitos sela para o ovo estrelado, tendo as batatas fritas como acólitos de guarnição. É descrito como se fosse de ciência certa. Mas, também, se é sabido que há segredos que se fecham em cofre como o dos pastéis de Belém, outros há que, ao longo de tantos anos, poderão ter ficado mal guardados. Assegurando que mantém a coisa oculta, a Trindade, cervejaria mais antiga do país - que completou 175 anos no dia 8 deste mês - desde sempre teve por ofício servir aos lisboetas a sua boémia e aos forasteiros uma outra trindade menos religiosa que o antigo convento que a abriga, mas igual e seguramente de agrado dos conventuais: cerveja, bife e convívio.

Diz-se, também, que o segredo da muito concorrida instituição lisboeta, que já alargou o menu bem para lá dos mariscos e bifes - e que até o pequeno almoço já serve a grupos de turistas sedentos de calorias para demandarem o Bairro Alto - serão as características físicas do espaço que ocupa, da arquitectura das várias salas, das alegorias decorativas, da simbologia maçónica (o seu fundador, Manuel Moreira Garcia, era maçon), do trabalho artístico dos azulejos, do "Ferreira das tabuletas", que foi director artístico da Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego, e dos painéis naturalistas em calçada portuguesa, de Maria Keil, embutidos nas paredes, que continuam a cativar a clientela nacional e a deslumbrar os visitantes estrangeiros.

A vozearia ao repasto, amplificada pelo invulgarmente alto pé-direito dos salões, cria uma ambiência muito própria, especialmente à noite, o momento ideal para reuniões mais lúdicas, familiares, de convívio laboral, estudantil, de pequenas tertúlias. Até para descompressão de actividades político-partidárias. Podem os espaços de refeição (a esplanada, jardim, só abre no Verão) acolher 400 convivas. O serviço é prestado 62 colaboradores. A cerveja fornecida comensais é só uma: Sagres. Uma opção discutível, alvo de críticas e dos apreciadores da bebida.

A Trindade produziu cerveja, a Portugália (outra instituição lisboeta da restauração "bifeira") também. Em tempos, estiveram sob a asa empresarial da Sociedade Central de Cervejas. A Portugália, com 85 anos, seguiu caminho próprio como grupo de restauração e trilhou um caminho de expansão sem par no ramo em Portugal. E, em 2007, adquiriu os dois restaurantes Trindade (há outro no Campo Pequeno, em Lisboa, no edifício da Praça de Touros). E também a cervejaria Ribadouro, na Avenida Liberdade, e os restaurantes Brasserie de L''Entrecôte. Já são mais de 40 os restaurantes, alguns deles na versão balcão (Portugália). Francisco Carvalho Martins, administrador do sociedade detida Carvalho Martins e Carvalho Vinhas -, explica que "fazer mais não significa, necessariamente, fazer melhor", referindo-se à complicada gestão do grupo, pelas suas mais diversas vicissitudes, seja no capítulo dos recursos humanos, ou de âmbito de fornecimentos.

Nome
Cervejaria Trindade
Local
Lisboa, Sacramento, Rua Nova da Trindade, 20C
Telefone
213423506
Horarios
Todos os dias das 10:00 às 01:30
Website
http://www.cervejariatrindade.pt
Preço
25€
Cozinha
Portuguesa
Espaço para fumadores
Sim
--%>