- 174
- /
- 197
-
Parreirinha de Alfama
Casa lendária, a Parreirinha de Alfama é um museu vivo do fado, marcado pela figura imponente de Argentina Santos, fadista de canto sagrado que governa a casa há mais de meio século. Aqui, a noite passa-se na semipenumbra de fadistas clássicos e na companhia de uma cozinha portuguesa afamada. Toda uma "vida vivida", como reza o fado.
-
Tasca do Jaime Nunes
Na Graça de Lisboa, há uma pequena tasca que se tornou um ex-líbris fadista todos os sábados e domingos à tarde. Sucedem-se as vozes, os pastéis de bacalhau, as cordas das guitarras a acompanharem os carris do eléctrico, um vai-e-vem de gente e turistas. Na Tasca do Jaime, o fado extravasa para a rua.
-
Adega Rio Douro
A casa da Dona Piedade já leva mais de três décadas de tardes de fado e petiscos. Cantam os amantes do fado, canta a dona, canta a cozinheira. É "uma família". Para mais bem alimentada a rojões, fêveras, panados, iscas, pastelão de sardinha...
-
Tasca do Chico
A Tasca do Chico começou por conquistar o Bairro Alto alfacinha com as suas noites de fado "vadio", célebres até além-fronteiras. E, depois de década e meia a seduzir a juventude no bairro, abriu um clone no reino fadista de Alfama. Em ambas as casas, um espírito informal e um rodopio de vozes e gentes.
-
Janelas do Fado
Abriu há três anos e é representante de uma espécie de nova geração de casas de fado. A Janelas do Fado esconde-se nas traseiras o edifício dos Bombeiros Voluntários de Leixões, em Matosinhos, num espaço moderno pintado a vermelho e negro. O fado acontece de quinta a domingo e são dez os músicos da casa – mas os amadores também têm espaço para se mostrarem.
-
Portugal é uma casa de fados
Para celebrar a declaração do fado como património mundial, traçamos um roteiro de casas por onde passam grandes nomes da canção lusa ou apenas gente com vontade de cantar o que lhe vai na alma. Entre petiscos e jantares, mais ou menos económicos, mais ou menos turísticos, passeamos pelos mundos do fado. Da Parreirinha ao Sr. Vinho, da Mesa ao Clube, do Luso a Linhares, do Chico ao Jaime, do àCapella ao Mal Cozinhado. E mais. Escolha a sua.
-
Mal Cozinhado
Paredes com seis séculos, casa de fado com quatro décadas. É uma das mais emblemáticas da Invicta, já recebeu grandes nomes e continua com uma programação intensa, servida por um elenco de quatro elementos.
-
Clube de Fado
Nasceu na década de 90 e marcou uma mudança nas casas de fado, graças ao seu mentor, o guitarrista Mário Pacheco, que promete continuar sob um mote aparentemente simples: "aqui, canta-se o fado".
-
Diligência
Uma casa informal, com muita história e onde se come e petisca. E, acima de tudo, se canta, de tudo, incluindo fado, seja de Coimbra ou de Lisboa, até que a voz doa. No Diligência Bar, em Coimbra, "cada noite é uma noite" que "as noites nunca se repetem".
-
Último restaurante dos passeios da Avenida da Liberdade já foi abaixo
O Trimar, o último restaurante instalado nos passeios da Avenida da Liberdade, em Lisboa, já está parcialmente demolido e irá ser substituído por um quiosque, anunciou o vereador do Ambiente Urbano na Câmara de Lisboa.
- 174
- /
- 197