Fugas - viagens

Timothy A. Clary

Continuação: página 4 de 4

Nova Iorque: Nos passos de Cisne Negro, sem o lado escuro

Alguns arquitectos e críticos de arquitectura simpatizam com o Lincoln Center como uma relíquia arquitectónica da Guerra Fria; a maioria vê nele uma Acrópole modernista, retrógada já à época da sua construção.

Dentro do David H. Koch Theater, a primeira paragem da visita guiada é frente a uma pintura de Jaspers Johns de 1964, chamada Numbers, com a marca de uma pegada. "É o pé de Merce Cunningham", explica a guia. "Todos os arquitectos tiveram rédea livre para escolher as obras de arte." Em 1973, a New Yorker escrevia que o State Theatre (entretanto rebaptizado David H. Koch Theater, em homenagem ao homem mais rico de Nova Iorque, que em 2008 fez um donativo de 100 milhões de dólares ao Lincoln Center) foi "provavelmente o primeiro teatro da história a ser concebido especialmente para satisfazer os desejos e necessidades de um coreógrafo". O arquitecto, Philip Johnson, disse: "Fi-lo para o George". Balanchine quis que a decoração evocasse uma caixa de jóias, daí o interior vermelho, o tecto pintado com ouro de 14 quilates, o candelabro cromado e as luzes imitando diamantes no auditório.

Em Fevereiro, o New York City Ballet repôs O Lago dos Cisnes, na versão de Peter Martins, director da companhia, estreada em 1996. É um dos poucos bailados que vendem, mas desta vez a procura foi tão intensa alegadamente, por causa do filme de Aronofsky que a companhia adicionou uma data extra. Houve rumores de que Natalie Portman iria aparecer.

Despedi-me da guia e fui até ao Lincoln Plaza Cinema, junto ao Lincoln Center (mas sem relação com o mesmo).

"Um bilhete para Cisne Negro, por favor."

____________________________
5 filmes, 5 cidades, 5 viagens

Você está aqui: NOVA IORQUE
Nos passos de Cisne Negro, sem o lado escuro

siga para
VENEZA
Bárbara Reis guia-nos pel' O Turista em
Entre as osterias do Rialto e o luxo do Danieli

CAMBRIDGE (EUA)
Joana G. Henriques guia-nos pel' A Rede Social em
Por dentro e por fora 

EDIMBURGO
Luís Maio guia-nos pel' O Mágico em 

Na cartola do mágico 

BARCELONA
Alexandra Prado Coelho guia-nos por Biutiful
  em
Entre chineses e cemitérios

--%>