Fugas - viagens

  • A filmar uma panorâmica de Roma (a partir do parque Gianicolo)
    A filmar uma panorâmica de Roma (a partir do parque Gianicolo) Chris Helgren/Reuters
  • Voo de gaivotas sobre a estátua do Anjo, de Ferrata, na ponte de Sant'Angelo
    Voo de gaivotas sobre a estátua do Anjo, de Ferrata, na ponte de Sant'Angelo Alessandro Bianchi/Reuters
  • Na ponte Sant'Angelo
    Na ponte Sant'Angelo Tony Gentile/Reuters
  • A estátua de Vitória no monumento à pátria
    A estátua de Vitória no monumento à pátria Max Rossi/Reuters
  • Arco-íris sobre o monumento a Vittorio Emanuele II
    Arco-íris sobre o monumento a Vittorio Emanuele II Reuters
  • "Gladiadores" perto do Coliseu (a tentarem ver o planeta Venus a cruzar o Sol em 2004) Tony Gentile/Reuters
  • A pedalar perto do Palácio Quirinale
    A pedalar perto do Palácio Quirinale Tony Gentile/Reuters
  • Um clássico Alfa Romeo (Spider
    Um clássico Alfa Romeo (Spider "Duetto" de 1967) "ultrapassa" o Coliseu Stefano Rellandini/Reuters
  • Uma cruz arde frente ao Coliseu na tradicional Via Crucis
    Uma cruz arde frente ao Coliseu na tradicional Via Crucis Max Rossi/Reuters
  • Fori Imperiali
    Fori Imperiali Tony Gentile/Reuters
  • Circo Massimo e o Monte Palatino
    Circo Massimo e o Monte Palatino Alessandro Bianchi/Reuters
  • A Casa das Vestais no Fórum
    A Casa das Vestais no Fórum Max Rossi/Reuters
  • A Casa das Vestais no Fórum
    A Casa das Vestais no Fórum Max Rossi/Reuters
  • Actores vestidos à Roma Antiga descansam numa pausa de gravações na Cinecittà
    Actores vestidos à Roma Antiga descansam numa pausa de gravações na Cinecittà Alessia Pierdomenico / Reuters
  • Uma actriz, vestida como na Roma Antiga, conversa ao telemóvel durante uma pausa das gravações da série
    Uma actriz, vestida como na Roma Antiga, conversa ao telemóvel durante uma pausa das gravações da série "Roma" (na Cinecittà) Stefano Rellandini/Reuters
  • Rodeado de arte, um homem descansa na piazza Navona
    Rodeado de arte, um homem descansa na piazza Navona Stefano Rellandini/Reuters
  • Na Piazza Navona
    Na Piazza Navona Alessandro Bianchi/Reuters
  • Na praça de São Pedro, durante uma missa do papa Bento XVI
    Na praça de São Pedro, durante uma missa do papa Bento XVI Stefano Rellandini/Reuters
  • A Guarda Suíça protege a Basílica de São Pedro, Vaticano
    A Guarda Suíça protege a Basílica de São Pedro, Vaticano Stefano Rellandini
  • Na praça de São Pedro, Vaticano
    Na praça de São Pedro, Vaticano Stefano Rellandini/Reuters
  • Um fresco terminado por Rafael:
    Um fresco terminado por Rafael: "O Cardeal e as Virtudes Teológicas" nos museus do Vaticano Reuters
  • A abóboda da Basílica de São Pedro
    A abóboda da Basílica de São Pedro Max Rossi/Reuters
  • "O Êxtase de Santa Teresa", de Bernini, na igreja de Santa Maria della Vitoria Chris Helgren/Reuters
  • "O Êxtase de Santa Teresa", de Bernini, na igreja de Santa Maria della Vitoria Max Rossi/Reuters
  • Fontana di Trevi (aqui com uma imagem projectada de Anita Ekberg, que ajudou a celebrizar o romance da fonte no filme de Fellini
    Fontana di Trevi (aqui com uma imagem projectada de Anita Ekberg, que ajudou a celebrizar o romance da fonte no filme de Fellini "La Dolce Vita") Max Rossi/Reuters
  • Detalhe da Fontana di Trevi
    Detalhe da Fontana di Trevi Max Rossi / Reuters
  • Na Fontana di Trevi
    Na Fontana di Trevi Alessia Pierdomenico / Reuters
  • Fontana dei Quattro Fiumi na Piazza Navona
    Fontana dei Quattro Fiumi na Piazza Navona Chris Helgren / Reuters
  • Ponte Sant'Angelo no rio Tibre
    Ponte Sant'Angelo no rio Tibre Chris Helgren/Reuters
  • Vista para a Basílica de São Pedro a partir do Castelo de Sant'Angelo
    Vista para a Basílica de São Pedro a partir do Castelo de Sant'Angelo Chris Helgren/Reuters
  • Anoitece em Roma e nuvens negras cercam a cúpula da Basílica de São Pedro
    Anoitece em Roma e nuvens negras cercam a cúpula da Basílica de São Pedro Stefano Rellandini/Reuters
  • Lua sobre a Basílica de São Pedro
    Lua sobre a Basílica de São Pedro Alessandro Bianchi/Reuters

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Em Roma tudo é uma história

Depois de apresentados, depois de trocadas impressões genéricas sobre a crise em Portugal, Giulia, casada com Massimo, apresenta-se como herdeira de uma fortuna em Milão. Não o diz com todas as letras, mas é isso que dizem os seus anéis e a pele que lhe aquece o pescoço. “Roma sempre foi muito preguiçosa. Sempre acreditou muito no poder que tinha, mas esqueceu-se sempre que éramos nós que deixávamos que tivesse esse poder.” Federica e Mario são de uma provincial perto de Roma. Foram os filhos que os aproximaram, andam na mesma escola, farda posta durante a semana, deposta ao fim de semana depois da missa. Olham, os quatro, para Mario Monti e respiram de alívio, porque sabem que a realidade é o que vai acontecer dentro de momentos. E Giulia continua: “O pequeno-médio burguês vai continuar a votar nos Berlusconis.” Perguntamos se o poder já não se compra e é Massimo quem intervém: “É preciso que alguém o tenha para vender.”

Poder, sempre poder, mesmo que disfarçado e expresso nas mais pequenas formas. Acabamos, como só poderíamos acabar, na Fontana di Trevi. Mulher amante-mãe, dizia-nos o taxista. Onde está?

A mulher-polícia para quem olhamos é feita de um rosto ossudo, de um corpo seco, escondido por um casaco largo, sem formas. Aponta, com um mecanismo forjado pelo tempo e a prática, as respostas aos turistas que, “acham eles”, diz-nos depois, esperam pelo fim do jogo de luz e água para entrarem na fonte. “Para imitarem o filme?”, perguntamos, retoricamente. “Para levarem uma multa”, responde, abrindo o rosto a uma gargalhada. A mulher-polícia diz-nos o nome enquanto acende um cigarro. Sofia. Está na vigia da Fontana di Trevi vai para mais de quinze anos. Nunca virou costas para atirar uma moeda, como diz a lenda que se deve fazer. “Somos daqui, não precisamos”, diz, chamando à conversa a colega que está dentro do carro. Maria, de Perugia, ela sim, veio aos 20 anos para Roma “porque em Roma não se comia o mesmo todos os dias”. “Somos daqui, não precisamos, guardamos as moedas para o tabaco.” Anita Ekberg também não lhes diz nada. “Nem foi filmado no Verão”, diz Sofia, “nada daquilo é real mas as pessoas querem copiar”. E devolve-nos a pergunta: “O que acha que procuram?”.

Olhamos para a fonte, para os novos papparazi, os indianos que viram negócio em polaroids que vão dos três aos 10 euros e que insistem que uma fotografia feita por eles é melhor do que uma contorcida feita pelas máquinas que os turistas trazem para se fotografarem em frente à fonte, tendo como cenário a própria memória e não o trabalho de Bernini. “Uma ideia de felicidade”, respondemos. “Com vinte cêntimos não podem esperar grande coisa”, diz Giulia, a terceira mulher-polícia, que se junta à conversa para depois lembrar que está na hora de fechar a fonte. As mulheres fazem correr junto aos pilares uma fita de plástico que interdita o acesso à fonte e deixam-se ficar a observar os varredores, todos homens, que vêm para a limpar dos copos de gelado, das beatas de cigarro, das rosas compradas aos mesmos fotógrafos de improviso, e que entretanto os apaixonados foram deixando cair e pisar.  E temos a noção perfeita do fim de uma época quando vemos esta inversão de papéis. “Olhe, está a ver, agora são eles que vão para a fonte”, diz Sofia. Ainda há quem fique depois disto, esperando que a polícia se vá embora, achando que, madrugada dentro, é mais fácil entrar e chamar por Marcello, mesmo que Marcello agora se chame Anthony, John, Pedro, Ricardo, Matthew, Ang, Luc, Kunal e tantos outros nomes que ouvimos chamar para mais uma fotografia. “Olhe para ali, para aquele canto”, diz-nos Sofia, “eles não sabem, mas está ali uma câmara que regista tudo”. “Não podemos deixar que as pessoas vandalizem o monumento.” A ordem antes da memória? “É um bem público. Antes até havia quem tomasse banho na fonte, quem a usasse para se refrescar no Verão, até focas nadaram aqui, mas hoje seria um problema de ordem pública.”

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