Vinhos
- 95
- /
- 98
-
Dois emblemas nacionais e um intruso
Na agenda estava referida a apresentação de novos vinhos da Heritage Wines, mas a sessão acabou em algo mais interessante do que o simples elenco de novidades.
-
Sim, Portugal pode atingir a perfeição
Quando uma prova épica que mistura Madeira, Moscatel e Porto nos consegue elevar para além do mundo material, gritando ao mundo a excelência dos vinhos generosos portugueses.
-
A montra ideal
Conquistar os mercados mais exigentes através do conforto da restauração erudita é uma das estratégias de afirmação mais eficazes, como o comprova a recente aposta da Sogrape nos restaurantes de topo da Bélgica e Holanda.
-
Festa do vinho
Aproveite o próximo fim-de-semana para descobrir e provar livremente as principais novidades do mundo do vinho português, representativos do melhor que se faz em Portugal, naquela que é uma das principais montras do vinho nacional.
-
Enólogas: As mulheres estão a tomar conta das adegas
A Fugas traça um retrato do vinho português no feminino, através dos perfis de dez enólogas que dão cartas neste mundo sagrado, até há pouco reservado aos homens.
-
10 enólogas: Sandra Tavares da Silva (Quinta do Vale D. Maria)
Sandra Tavares da Silva, já mãe de três filhos, é a cara bonita da enologia portuguesa. O seu passado como modelo, durante o tempo de estudante, deu-lhe sempre uma aura especial, mas Sandra é muito mais do que uma mulher alta, bonita e simpática. É uma das melhores enólogas nacionais, responsável por alguns dos vinhos portugueses mais premiados internacionalmente. Por exemplo, o tinto CV 2008, da Quinta do Vale D. Maria, onde é a enóloga principal, foi o vinho português mais bem pontuado pela equipa de Robert Parker em 2009, com 95 pontos em 100 possíveis. O tinto Quinta do Vale D. Maria 2008 obteve 93 pontos e o Pintas 2008, vinho que faz em parceria com o marido, Jorge Serôdio Borges, conseguiu 94 pontos.
-
10 enólogas: Filipa Pato (FP Wines)
A Fugas encontrou Filipa Pato em Antuérpia, onde vive com o marido, o sommelier William Wouters, e o filho recém-nascido. "Quando as vinhas estão em repouso, eu também estou em repouso. Venho para cá em Novembro e regresso em Março", explica.
-
10 enólogas: Sandra Gonçalves (Dona Maria)
Há pessoas que, pela sua influência, nos determinam o futuro. Mas é menos comum que seja um dicionário a ditar uma carreira. Porém, foi exactamente isso que aconteceu com Sandra Gonçalves, de 35 anos, enóloga responsável pelos vinhos Dona Maria, herdeira da antiga Quinta do Carmo, em Estremoz.
-
10 Enólogas: Filipa Tomaz da Costa (Quinta da Bacalhôa)
"Se calhar, fora a D. Antónia [a Ferreirinha], fui a primeira enóloga portuguesa", diz, meio a brincar, Filipa Tomaz da Costa directora de enologia da Bacalhôa Vinhos. Aos 52 anos, é a decano das enólogas nacionais.
-
10 Enólogas: Graça Gonçalves (Quinta do Monte d'Oiro)
Os vinhos da Quinta do Monte d'Oiro, em Alenquer, são a cara e a alma do seu proprietário, José Bento dos Santos. Mas desde 2005 que têm por trás o dedo de Graça Gonçalves, de 42 anos, a directora técnica da casa.
- 95
- /
- 98