Fugas - voltaaportugalem80dias

Continuação: página 3 de 3

Fundão, volta e meia

Viagem cósmica

Ao historiador Pedro Salvado encontrei no intervalo de uma das mesas de debate do festival. Se lá dentro se debatia a viagem, cá fora o tema não andou longe. Segundo disse, toda a Gardunha é uma “paisagem de mistérios”. Lembrou que não deixa de ser curioso o mote das viagens numa “geografia do cosmos” como a da Gardunha. Para si, a serra sempre teve uma relação íntima com a religiosidade, com aparições e seres de luz. Mais: fez sempre “fronteira com outras dimensões”, apelando à “espiritualidade e à sacralidade”. Uma realidade presente já desde o século XVII. “Há todo um fundo lendário na serra da Gardunha. Devoções marianas. Esta serra é qualquer coisa de mãe. Feminina”, disse, acrescentando, que, já na altura, “o sagrado apresentava-se sob uma forma luminosa”. Ainda hoje, na Senhora da Penha, aparecem muitas expressões de religiões e até vestígios de magia negra. “Continua a haver um apelo de um sentido mais libertador, a tocar fundo o tom místico. A serra enquanto cenário, altar, continua activo”, explicou.

Existem muitas teorias e muitas histórias sobre os fenómenos relacionados com óvnis. A principal reside no facto de a Gardunha ser uma serra de grandes contrastes. “Metade da serra é de xisto, a outra de granito. Existem grandes ondulações de luz.” Será então tudo um jogo de luzes e uma viagem da imaginação? Talvez. Dona Maria defende que “cada um vê aquilo que quer”. O que vê ela? “Sou crente, desde pequena, mas volta e meia tenho dúvidas. Vejo acontecer tanta desgraça. Nunca vi nada de estranho na serra, mas prefiro acreditar que essas luzes, a existirem, são de Deus e não de um marciano.”

Guia prático

Onde comer

Restaurante Mario’s
Rua Jornal do Fundão, 31-33
6230-406 Fundão
Tel.: 275 083508
A proximidade à redacção do lendário Jornal do Fundão dá um tempero extra ao Restaurante-bar Mario’s. Propriedade de um fadista, de alma e coração, Mário Silva de seu nome, é o local escolhido por muitos jornalistas e escritores já fora de horas. Come-se bem e em tempos fez-se silêncio para se cantar o fado. Mas isso foi antes. Agora evita cantorias no seu espaço. Mas continua a valer-se do bife à Mario’s ou o bacalhau à imperador, opções a considerar.

Onde ficar

Pousada de Juventude da Mina
Quando se pensa num retiro de escrita, dificilmente poderia encontrar-se um local mais privilegiado. Situada numa aldeia mineira com espólio de arqueologia industrial e habitacional única no país, a Pousada de Juventude da Mina é um dos segredos mais bem guardados da Gardunha. Oportunidade ainda para conhecer as habitações de serventia à antiga lavandaria das Minas da Panasqueira. As camaratas, de beliches armados, têm uma vista deslumbrante sobre a serra da Gardunha e para o rio Zêzere, sempre disponível para acolher um mergulho matinal.

Cabeço do Pião
6230-631 (Silvares-Fundão)
Telefone: 275 657603
Email: mina@movijovem.pt


Informação
Jorge Flores, João Ferreira Oliveira e Rui Pelejão continuam a dar a Volta a Portugal em 80 dias ao volante de um Citroën C4 Cactus. Cumpridos 50 dias de estrada e quase 10 mil quilómetros, esta semana ficaram no Fundão. A próxima etapa da viagem aponta para Trás-os-Montes.

--%>