Fugas - Viagens

Na antiga Tabacalera funcionará o futuro Centro Nacional de Artes Visuais

Na antiga Tabacalera funcionará o futuro Centro Nacional de Artes Visuais Luís Maio

Outras maravilhas de Madrid, capital do presente e do futuro

Por Luís Maio

Passeio por algumas atracções da Madrid contemporânea, com passagem, entre outros, pelo moderno Mercado San Miguel, um salto ao museológico AndénCero do metro ou revisão das áreas de Salesas - versão Madrid do Soho Nova Iorque - e TriBall, a dois passos da Gran Vía. Mas há mais ciudad para (re)descobrir.

As Américas de Madrid, por Luís Maio (14.5.2011)
Madrid - Retiro do coração, por Luís Maio (6.9.2008)
Madrid, a cidade que se reinventa pela cultura, por Luís Maio (17.5.2008)
Madrid é uma festa e está toda na Gran Vía, por Andreia Marques Pereira (11.9.2010)
Madrid das arábias, por Luís Maio (14.6.2008)
Voa-se para Madrid por 10 ou 20 euros


A renovação da centenária Gran Via, a conversão do antigo Matadero em centro de artes, as novas extensões do Triângulo dos Museus, mais os reforços da Caixa Fórum e de La Casa Encendida tudo isso é ainda muito recente. São investimentos que fazem parte de um esforço concertado para relançar Madrid e contestar a primazia turístico-cultural de Barcelona. São, no entanto, novidades com meia dúzia de anos e, apesar da crise e doutras contrariedades (como a perda dos Jogos Olímpicos de 2016 para o Rio de Janeiro), a capital espanhola não parou para descansar, no dia a seguir a essa maré de inaugurações.

Surgem agora atracções mais avulsas e singulares, como o Mercado San Miguel e o AndénCero, ou até mais insólitas, como a Capilla del Obispo. No lugar de mais museus e galerias de arte, a nova sensação cultural de Madrid é a antiga Tabacalera transformada num laboratório de autogestão new age. Entretanto, bairros tradicionais como Las Salesas e TriBall, ainda ontem adormecidos ou mesmo decadentes, renascem e ganham instantânea projecção internacional. Em Abril, a cidade inaugurou oficialmente o novo parque Madrid Rio.

La Capilla del Obispo

Guarda obras-primas to Renascimento Espanhol, mas esteve fechada quase meio século e mesmo agora só abre ao público fora de horas. A Capilla del Obispo é um desses lugares espirituais e insólitos que excita a fantasia dos amantes de policiais medievais, por enquanto uma morada quase secreta, ou apenas conhecida dos madrilenos mais "cuscos". Fica na Plaza de la Paja e pertence ao Conjunto Monumental de San Andrés, no centro medieval da capital espanhola. Há 40 anos estava à beira da derrocada, mas depois foi declarada Bem de Interesse Cultura e os trabalhos de recuperação começaram há cinco anos, quando um banco disponibilizou a maior parte dos 3,3 milhões de euros necessários ao restauro.

A capela reabriu em Julho passado, mas para já apenas nos (irregulares) horários dos serviços religiosos, promovidos pelas Hermanitas del Cordero. É outro atractivo, que contribui para a singularidade da visita: as freiras são todas sub-30, muito sorridentes e elegantes nos seus hábitos azuis imaculados. Para mais falam um castelhano cantarolado em francês, que se prende com a circunstância de a sua comunidade, pertencente à família dominicana, ter sido formada em Perpignan em 1983.

Passadas as imponentes portas duplas, talhadas com cenas bíblicas ao estilo renascentista, o visitante acede ao templo, que primeiro impressiona pela altura e majestade das suas abóbadas góticas. Logo a atenção é monopolizada pelo retábulo do altar-mor, obra plataresca de Francisco Giralte, especialmente exuberante na ilustração das cenas da paixão de Cristo. É o género de construção escultórica que deixa o observador petrificado, até se recompor e perceber que na parede da direita há mais esplendor: desta feita um cenotáfio cinzelado em alabastro, representando uma figura masculina orando num rico genuflexório, na companhia de crianças e outras duas figuras de pé, presumivelmente mais velhas.

--%>