Fugas - restaurantes e bares

Helder Olino/Arquivo

Esta cozinha tem sabor português, mas está aberta ao mundo

Por David Lopes Ramos ,

Produtos de qualidade, sabores apurados e o quanto baste de surpresa e provocação são os ingredientes da cozinha que o chefe Leonel Pereira serve actualmente no restaurante Panorama, do Sheraton Lisboa Hotel & Spa. A nova carta, de Primavera-Verão, foi agora apresentada. O nosso crítico provou muitos dos seus pratos e deliciou-se com a maioria deles

O Panorama, agora sob a direcção do chefe de cozinha Leonel Pereira, fez a apresentação da sua nova ementa, que estará disponível até Setembro próximo, subordinada ao tema "folhas, flores, legumes (frutos) e brotos". São oito entradas, seis pratos de peixe, outros tantos de carne e o mesmo número de sobremesas.

Leonel Pereira, em cujo currículo profissional avultam a passagem pelos hotéis Pestana no Brasil (Baía e Rio de Janeiro, tendo, na "cidade maravilhosa", sido distinguido com o "prémio revelação" da influente revista GULA), bem como a coordenação dos restaurantes das Pousadas de Portugal, concebeu uma ementa que, segundo ele, "olha para o País", imprimindo em cada prato "um cunho pessoal", fazendo uma cozinha com "um pezinho em Portugal". Nos produtos dá "ênfase" aos "melhores, mesmo que venham lá de fora", embora se esforce na valorização do que é nosso.

Assim, a par da muxama do Algarve (lombo de atum salgado, prensado e seco, que se tornou uma raridade exótica, embora seja petisco de pescadores), do porco bísaro de Trás-os-Montes, do Alvarinho minhoto (este numa geleia), tem "coisas da Ásia e da Holanda", por exemplo. Ilustra com os brotos de ervilhas, que entram no "duo de salmonetes em cinta de brik, corados em azeite de limão com emulsão de laranjas, favas, ervilhas e seus rebentos" (34 euros), uma bela e harmoniosa composição, os quais vieram da Holanda, pois ainda não os havia em Portugal.

O uso das "novas tecnologias", nomeadamente as cozeduras em vácuo, também é familiar ao chefe de cozinha do Panorama, como pode ser apreciado no "robalo cozinhado em vácuo (sous-vide) com água do mar e salicórnias, creme de topinambours e pleurotus amarelos salteados com alho e flor de sal" (35 euros)), uma das propostas mais saborosas desta ementa, com o robalo grande do mar num ponto de cozedura impecável, em diálogo de texturas e sabores com a firme e salgada salicórnia, o cremoso topinambour e a sugestão de terra do cogumelo e ainda um toque de açafrão no molho.

Leonel Pereira insiste ainda no que chama as "mineralogias", de que reivindica ter sido o introdutor em Portugal (ouro, prata, bronze e carmine), técnica que, embora não acrescentando sabores aos pratos, lhes transmite sofisticação e brilho. O que comprovará quem pedir o "bronze de foie-gras lacado com vinho tinto e oito especiarias, guarnecido com farófias de porto branco e coulis de manga", outro belo achado culinário, com um contributo decisivo das farófias e das especiarias, neste caso distinguindo-se o aroma quente e doce, mas não arrasador, da fava de tonca, com a qual o "foie gras" se dá muito bem.

Falemos agora do que o chefe considera "o prato mais provocador" desta ementa: os "lagostins salteados com cristais de cítricos, geleia sólida de alvarinho perfumada com baunilha e falsa maionese de melancia" (27 euros). A baunilha é um condimento difícil, pois tende a levar a banca à glória, assenhoreando-se do conjunto, mas, neste caso, quem leva a melhor é o marisco espevitado pelos cristais de citrinos, bem acompanhado pela geleia muito bem feita (não é fácil fazer com agar-agar, que tende a espessar as gelatinas, uma geleia leve como esta de alvarinho estava). Salvo o pormenor da cor, acho a falsa maionese de melancia dispensável. Mas reconheço a minha falta de empatia com a melancia.

Nome
Panorama Restaurante
Local
Lisboa, São Sebastião da Pedreira, Rua Latino Coelho, 1
Telefone
213120000
Horarios
Todos os dias das 12:30 às 15:00 e das 19:30 às 23:30
Website
http://www.sheratonlisbon.com
Preço
50€
Cozinha
Internacional
Espaço para fumadores
Sim
--%>