Fugas - notícias

"O melhor crítico de gastronomia"

Por Duarte Calvão

"David Lopes Ramos era o nosso melhor jornalista e crítico de gastronomia. Mesmo a nível internacional, estava entre os melhores. Escrevia primorosamente, sempre com grande conhecimento, com uma ética, clareza e rigor exemplares. Sabia tudo sobre a gastronomia tradicional portuguesa, os seus produtos, as suas receitas, as suas técnicas, os seus intérpretes, mas também tinha uma grande curiosidade por estilos de cozinha mais modernos ou de outros países.

Mesmo com o passar dos anos, nunca se "fechou" e estava sempre disposto a apoiar quem cozinhasse bem e com honestidade. Fascinava-me o seu "sentido de gosto" absoluto, capaz de distinguir cada ingrediente, por muito confuso que fosse o prato. As suas avaliações eram, de longe, as mais respeitadas por toda a gente ligada à gastronomia.

Mas é impossível falar apenas do lado profissional de David Lopes Ramos. Era uma pessoa encantadora, a melhor companhia que alguém poderia ter à mesa ou numa viagem.

Foi dos primeiros jornalistas que conheci no "meio" e, apesar de na altura sermos "concorrentes" (eu estava no "Diário de Notícias"), nunca houve a mais pequena nuvem entre nós. Tratou-me, como trataria outros que começaram nesta área depois de mim, com a sua extraordinária gentileza e simplicidade, ajudando-me a tentar ser melhor. Consola-me saber que teve uma vida boa e digna, rodeado por uma família que adorava e por inúmeros amigos. E que deixou páginas escritas que são e serão sempre de referência. Vou recordá-lo com a alegria que ele merece."

{Duarte Calvão, crítico gastronómico} in Público (29.04.2011)

 

 ***

Uma memória do comer à portuguesa
por David Lopes Ramos, 21.08.2004
Chamemos também a memória à liça e lembremos o que há de original e específico na culinária portuguesa, que é, repete-se, rica e variada. Tal se deve à diversidade das suas cozinhas regionais, apesar de, encarado como um todo, o país poder ser integrado nos países da "dieta mediterrânica (...)

"Perdeu-se o elo mais forte da nossa gastronomia"
Nomes conhecidos da gastronomia falam de David Lopes Ramos
29.04.2011 -  por Sérgio C. Andrade, Ana Machado

O adeus de um crítico de quem até os criticados gostavam
por Manuel Carvalho (Com Ana Machado e Sérgio C. Andrade)

Adeus amigo por Pedro Garcias 

Muito obrigada, David  por Sandra Silva Costa

Ainda não quero acreditar, amigo David por José Manuel Fernandes

David, meu chefe por Rui Cardoso Martins

Quiabos e outras mesas de amigos (para David Lopes Ramos, em memória)
por Alexandra Lucas Coelho

Tantas vidas, David por Nuno Pacheco

O melhor crítico de gastronomia por Duarte Galvão 

Viva David! por José Bento dos Santos

Um estilo "discreto, despretensioso" por Paulo Amorim

 

--%>