Fugas - notícias

Ainda não quero acreditar, amigo David

Por José Manuel Fernandes

Ontem, quando acordei, tive medo de ligar o telemóvel. Sabia que estavas muito mal, temia que a notícia chegasse logo pela manhã. Chegou um pouco mais tarde, mas não doeu menos por isso. Só que, com ela, veio também a recordação de uma das primeiras refeições que fizemos juntos. Nada de especial, apenas um almoço num pequeno restaurante algo claustrofóbico da Quinta do Lambert, a poucas semanas da data marcada para o lançamento do PÚBLICO. Mas mesmo assim um almoço memorável: estavas a comemorar, em conjunto com outro companheiro já desaparecido, o Torcato, a queda de Ceausescu. Sim, do ditador romeno. Sabia que eras comunista e sou capaz de te ter desafiado, já não me lembro, mas lembro-me bem da tua sentença: "Bucareste era um pesadelo. Eu estive lá, eu vi." Comemorámos juntos.

Eras assim. Tinhas as tuas convicções, mas prezavas acima de tudo a liberdade. Era por isso que eras um grande jornalista. Um daqueles à moda antiga (e eterna) que sabiam tocar todos os instrumentos e que sabiam que era tão importante saber escrever uma pequena breve, como estender-se numa grande reportagem - e que nunca é possível omitir a excelência e o rigor na escrita. Um daqueles que nunca esqueceram que a humildade é uma virtude cardeal da profissão, pois tanto nos obriga a ter mais dúvidas do que certezas, como nos exige que façamos todo e qualquer trabalho que deva ser feito para que, no dia seguinte, nunca falhe o que nunca falha: ter mais um jornal na rua. E tudo isso sem peneiras, mesmo quando tinhas pergaminhos, talento e cultura para te sentares no pedestal. 

No PÚBLICO, passaste pela Cultura e, depois, pela Sociedade, antes de abraçares, entusiasmado, o projecto de um novo suplemento que se chamou, e chama, Fugas. Nunca exigiste nada, mesmo quando te era pedido para aguentares o barco em tempo de borrasca. Pelo contrário: eras sempre dos primeiros a mostrarem a sua disponibilidade. Talvez por isso tenhas levado tempo de mais a assumir a pasta da crítica gastronómica, pois nunca quiseste pisar ninguém. Quando, por fim, o fizeste, aconteceu o que o nosso comum amigo Zé Quitério tinha previsto que aconteceria: tornaste-te no melhor. Tinhas a cultura que te ancorava solidamente na tradição portuguesa e a infinita curiosidade para experimentar a novidade e revelar a excelência. 

Tive a felicidade de, além de te ter como camarada - é assim que os jornalistas se devem tratar uns aos outros, como gostavas de lembrar -, ter-te também como amigo. Um amigo generoso, franco, leal, disponível. Um amigo que gostava de partilhar, pois é na partilha que se constroem as relações humanas. É sobretudo por isso que vou sentir a tua falta. A última vez que te vi no hospital não acreditei no quase fatalismo com que esperavas, tranquilo, que os médicos fizessem o seu melhor. Hoje sinto que aquele teu aparente desprendimento era sinal de que continuavas de bem com a vida e que na vida fizeras o que te aprouvera fazer. Ainda bem. Nós, os que cá ficamos, é que estamos em falta: não correspondemos a tudo o que nos deste. E agora é tarde.

É por isso que ainda não quero acreditar. Até sempre, David.

{José Manuel Fernandes, jornalista e ex-director do PÚBLICO} in Público (30.04.2011)

 

 ***

Uma memória do comer à portuguesa
por David Lopes Ramos, 21.08.2004
Chamemos também a memória à liça e lembremos o que há de original e específico na culinária portuguesa, que é, repete-se, rica e variada. Tal se deve à diversidade das suas cozinhas regionais, apesar de, encarado como um todo, o país poder ser integrado nos países da "dieta mediterrânica (...)

"Perdeu-se o elo mais forte da nossa gastronomia"
Nomes conhecidos da gastronomia falam de David Lopes Ramos
29.04.2011 -  por Sérgio C. Andrade, Ana Machado

O adeus de um crítico de quem até os criticados gostavam
por Manuel Carvalho (Com Ana Machado e Sérgio C. Andrade)

Adeus amigo por Pedro Garcias 

Muito obrigada, David  por Sandra Silva Costa

Ainda não quero acreditar, amigo David por José Manuel Fernandes

David, meu chefe por Rui Cardoso Martins

Quiabos e outras mesas de amigos (para David Lopes Ramos, em memória)
por Alexandra Lucas Coelho

Tantas vidas, David por Nuno Pacheco

O melhor crítico de gastronomia por Duarte Galvão 

Viva David! por José Bento dos Santos

Um estilo "discreto, despretensioso" por Paulo Amorim

 

--%>