Fugas - notícias

  • Gonçalo Cadilhe
    Gonçalo Cadilhe DR/GC
  • Navegar no Mekong, a reportagem premiada. Foto de Gonçalo Cadilhe
    Navegar no Mekong, a reportagem premiada. Foto de Gonçalo Cadilhe
  • João Lopes Marques
    João Lopes Marques DR/JLM
  • Detalhe da reportagem vencedora da menção honrosa (c/ foto de Pedro Sampayo Ribeiro)
    Detalhe da reportagem vencedora da menção honrosa (c/ foto de Pedro Sampayo Ribeiro)

Gonçalo Cadilhe ganha Prémio de Jornalismo de Viagens

Por Luís J. Santos

Gonçalo Cadilhe venceu a primeira edição do Prémio de Jornalismo de Viagens, instituído pela Halcon e Clube de Jornalistas, com o relato de uma viagem pelo rio Mekong, no Sudoeste asiático. Lugar ainda a uma menção honrosa para João Lopes Marques e o seu trabalho sobre Talin e a Estónia.

Com a reportagem "Navegar no Mekong", publicada na revista "Visão Vida e Viagens", na edição de Dezembro 2011, Gonçalo Cadilhe acaba de tornar-se o primeiro vencedor do Prémio Jornalismo de Viagens. Além do grande prémio para Cadilhe, foi atribuída uma menção honrosa ao jornalista e escritor João Lopes Marques pela reportagem "Tallin – Loira, Culta e Atrevida", publicada na, entretanto extinta, revista "Rotas & Destinos".

O artigo de Cadilhe foi elogiado pelo júri do prémio pela "consistência e maturidade". O autor, resumem, leva-nos "a viajar por um dos maiores rios do mundo, o Mekong, onde não há um serviço regular de turistas, nem mesmo de passageiros. Do Planalto do Tibete até ao Vietname, no Sudeste Asiático, percorremos a província chinesa de Yunnan, a Tailândia, o Laos e o Camboja. Um rio poderoso e intenso como os lugares e as gentes que nos deu a conhecer". Cadilhe, entretanto, publicou o artigo premiado no seu site.

Já a viagem por Talin, escrita por João Lopes Marques, destaca-se "pela forma original e pelo estilo vivo e fluente com que descreve a nova Estónia pós-soviética". Está disponível online aqui.

O Prémio de Jornalismo de Viagens foi instituído pelo operador turístico Halcon Viagens, em parceria com o Clube de Jornalistas, prestando homenagem "ao contributo dado ao sector turístico pelo jornalista Belmiro Santos". Destina-se a "premiar anualmente os autores dos melhores trabalhos jornalísticos sobre turismo de viagens publicados no ano anterior, em qualquer meio de comunicação social", "realizados por profissionais da comunicação social,contribuindo simultaneamente para incrementar o nível de informação da população portuguesa a respeito do tema." O vencedor recebe 3500€ em viagens na Halcon e a menção honrosa dá direito a 1500€.

Na Fugas

Como viajar no tempo e passar um fim-de-semana na União Soviética, por João Lopes Marques

Excerto do livro Encontros Marcados: As ilhas no oposto do mundo, por Cadilhe

Entrevista a Gonçalo Cadilhe: Novo livro é "uma certa filosofia de viagem"

___

João Lopes Marques: Blog | Facebook
Gonçalo Cadilhe: Site | Facebook

--%>