Fugas - notícias

  • Avião da Ryanair no primeiro dia em Lisboa
    Avião da Ryanair no primeiro dia em Lisboa DR
  • Londres integra os quatro destinos de estreia. O aeroporto de destino é Stansted
    Londres integra os quatro destinos de estreia. O aeroporto de destino é Stansted Stefan Wermuth/Reuters
  • Paris é um dos quatro destinos propostos. Voará para o aeroporto de Beauvais
    Paris é um dos quatro destinos propostos. Voará para o aeroporto de Beauvais Philippe Wojazer/Reuters
  • Para Frankfurt, o destino será o aeroporto de Hahn
    Para Frankfurt, o destino será o aeroporto de Hahn Lisi Niesner/Reuters
  • Para Bruxelas, a Ryanair voará para aeroporto de Charleroi
    Para Bruxelas, a Ryanair voará para aeroporto de Charleroi François Lenoir/Reuters
  • Lisboa - Dublin começa em Abril
    Lisboa - Dublin começa em Abril Shannon Stapleton/Reuters
  • Ryanair em Lisboa a partir de 26 de Novembro
    Ryanair em Lisboa a partir de 26 de Novembro Nelson Garrido

E, por fim, a Ryanair abre as asas em Lisboa

Por Luís J. Santos

A mais icónica das companhias aérea de baixo custo já voa por Lisboa. Para já, há quatro destinos europeus a preços promocionais desde cerca de 20 euros por voo. Para breve, há já um quinto destino anunciado e, garante a Rynair, "muita ambição".

O dia 26 de Novembro fica na história como a data em que a Portela, por fim, acolhe uma das maiores estrelas da aviação mundial, a Ryanair, a mais icónica das companhias que voam sob o sistema low cost. Primeiro voo do resto da vida alfacinha da Ryanair: Londres Stansted - Lisboa (9h55).

Para já, a empresa assegurará esta ligação (duas vezes por dia), além de voos para Bruxelas (Charleroi), Paris (Beauvais) e Frankfurt (Hahn). Em Abril, estreia rota para Dublin. Os preços mínimos anunciados variam entre cerca de 26 e 30 euros por trajecto (mas no site já se avistavam valores promocionais alguns euros abaixo, desde 19,99€).

A propósito da estreia,  o director de marketing e vendas da empresa para Portugal, Luís Fernandez-Mellado, referiu que se for conseguida "uma base de custos satisfatórios em Lisboa", poderão ser exploradas ligações com destinos na Itália, Polónia, Escandinávia, Holanda e França. "Vamos pôr Lisboa no mapa e [a capital portuguesa] vai ser o destino número um na Europa em termos de 'city-breaks' devido às tarifas baixas", adiantou, citado pela Lusa.

A chegada a Lisboa ocorre cerca de uma década após o início de operações da Ryanair em Portugal, no aeroporto de Faro. Dois anos depois seguiu-se o Porto.

Ao longo dos anos, foram noticiadas as mais diversas negociações com vista à entrada da empresa na Portela, incluindo avanços e recuos, críticas e polémicas (o elevado custo das taxas aeroportuárias era uma das pedras-de-toque e a Ryanair, por exemplo, chegou a acusar a ANA - Aeroportos de Portugal, agora gerida pelo grupo francês Vinci, de bloquear a entrada da "low cost" em Lisboa). "Para nós, [o valor das taxas] ainda está alto, se considerarmos uma operação em larga escala, mas as coisas mudaram e estamos optimistas", comentou o responsável pelo marketing e vendas da companhia.

Para a capital portuguesa, a Ryanair já tinha até garantido ter "muita ambição", segundo disse o vice-presidente executivo da companhia irlandesa, Michael Cawley, aquando da sua passagem por Portugal, em Setembro, para o anúncio oficial da estreia lisboeta.

As rotas já anunciadas garantem cerca de 60 frequências semanais, esperando a empresa movimentar 400 mil passageiros por ano. O investimento, adiantava Cawley, poderia originar "cerca de 400 empregos". Somando as ofertas nos aeroportos portugueses em que opera, a low cost passa a disponibilizar mais de 70 destinos.

No início do ano, o presidente da companhia, Michael O'Leary, tinha revelado estar em negociações  com os novos donos da ANA - Aeroportos de Portugal, o grupo Vinci, para avançar com uma base aérea em Lisboa. O grupo francês desmentiria tal processo negocial mas no ar ficaram os números avançados por O'Leary para um potencial futuro da operação na Portela: oito aviões dedicados, 40 novas rotas, quatro milhões de passageiros por ano.


Ryanair Lisboa
(Terminal 2)

Londres (Stansted): dois voos diários a partir 26/11
De Lisboa: diariamente 10h20, 2.ª a sábado 20h55, domingo 21h15
De Londres: diariamente 7h15, 2.ª a sábado 17h50, domingo 18h10
Preço: desde €25,99

--%>