PORTO | Clube 3C
Podemos não lhes sentir directamente o calor, mas sentimo-nos aquecidos só de ver as luzes laranjas que espreitam dos guarda-sóis da esplanada da Rua Cândido dos Reis. Há outras esplanadas, antes e depois dessa, mas, por enquanto pelo menos, apenas a do Clube 3C está assim preparada para garantir horas quentes neste Inverno que aqui passa com vista para a Torre dos Clérigos. E "assim preparada" significa que a pequena esplanada (quatro ou seis mesas, normalmente) está montada com dois guarda-sóis tamanho XL que estão equipados com aquecedores eléctricos - que se investem de duas vocações, afinal: a óbvia, a de aquecer (e aquecem uma área de cerca de 20 metros quadrados, asseguram-nos, que é o tamanho dos guarda-sóis), e a visível, a de iluminar (a área que servem, ao mesmo tempo que funcionam quase como faróis). E, por isso, destaca-se na vizinhança se numa noite de Inverno um transeunte por ali passar. Na verdade, não só à noite, altura em que a esplanada funciona um pouco como "porto de abrigo", como se lhe referiu Paulo Alves, para clientes que ali se deixam ficar a conversar e tomar um copo ou fumar o cigarro da praxe antes de entrar. A esplanada do clube-café-restaurante abre sempre ao meio-dia, salvo objecções climatéricas, acompanhando o movimento diário deste espaço - os almoços, as tardes, os jantares e as noites. Quem, mesmo com os aquecedores sentir frio, pode pedir mantas.
Rua de Cândido dos Reis, 18. Tel.: 222018247/925783152. Horário: De segunda a quarta-feira das 12h às 2h; de quinta-feira a sábado das 12h às 4h. www.clube3c.pt
[Mais sobre Clube 3C na Fugas]
PORTO | Shis
O Shis, na praia do Ourigo, é conhecido, sobretudo, pelo seu sushi, que faz (parte da) fama do restaurante onde a cozinha mediterrânica de fusão completa a carta da responsabilidade do chef António Vieira. Mas é também conhecido pela sua esplanada, silhueta recortada de frente para o mar, um nível abaixo da rua que passa ali em cima perto da esplanada do Castelo, na Foz. O restaurante ocupa um dos lados da plataforma palafita que depois se estende em deck de madeira ao ar livre. Aqui, sucedem-se os espaços dominados pela cor branca do mobiliário, que passa por sofás em atmosfera lounge, mesas e cadeiras, tudo protegido por uma cintura de "paredes" de vidro que protegem dos ventos sem isolar do ar livre carregado de maresia - não andasse o mar a lamber as rochas aqui defronte ou a passar sob a plataforma.
Um dos espaços da esplanada, anexo ao restaurante, é uma pérgola, mais protegida ainda do que o resto do espaço, onde se distribuem guarda-sóis, e complementada com aquecedores em cogumelo que garantem que o ambiente nunca é menos do que caloroso, mesmo quando o frio anda à solta. Quando a noite se põe e os focos do chão se acendem, misturam-se com a luz dos cogumelos, criando um manto difuso contra a escuridão ruidosa do oceano. Há, ainda, mantas para conforto extra e, claro, uma selecção de tapas (ou os "pratinhos": amêijoas à Bulhão Pato, camarões com alho, queijo Brie frito e diversas sanduíches, entre outros) que se podem acompanhar, por exemplo, com um copo de vinho - porque é restaurante e bar, aqui conceito amplo que inclui um "bar de tapas".
Praia do Ourigo (Esplanada do Castelo). Foz do Douro, Porto. Tel.: 226189593; 961356376. Horário: Bar - 10h-3h; Restaurante - 12h-1h30. www.shisrestaurante.com
[Mais sobre Shis na Fugas]