LISBOA
LISBOA | Sétimo
Subitamente, no Inverno lisboeta (soalheiro, mas Inverno...), renasceu uma esplanada num cotovelo do Parque Eduardo VII e que se espraia na cobertura de um edifício do Metro. Eis a urbaníssima Sétimo. Um olho espreita o verde do parque, outro a linha de edifícios ao longo da Fontes Pereira de Melo. O ilustre Marquês de Pombal ergue-se nos ares logo ali a um passo. Lá em baixo, aos nossos pés, corre o tráfego imparável. Estamos na nova estrela das esplanadas lisboetas, a Sétimo. Sóbria e completamente ao ar livre, quer acolher-nos, por agora, entre um e outro raio de sol, entre parque e cidade. Mas, garantem-nos, a aposta é tornar-se uma "das melhores esplanadas de Lisboa" com a promessa de uma Primavera e Verão repletos de animação, entre eventos, workshops ou DJs. As grandes atracções passam por um visual global cuidado, uma rica ementa onde não faltam dezenas de propostas para alegrar as papilas (entre muitos petiscos e acepipes, conservas e torricados) e uma banda sonora escolhida a dedo. E a expectativa de se tornar um portal para um potencialmente "novo" Parque Eduardo VII.
LISBOA. Av. Sidónio Pais, n.º 1 (Cobertura do Edifício). Entrada também pela Fontes Pereira de Melo e Parque Eduardo VII. Tel.: 213522036. Abre todos os dias das 09h às 19h. www.esplanadasetimo.com.
[Mais sobre o Sétimo na Fugas]
LISBOA | Noobai
Um espírito viajante e cosmopolita, uma localização privilegiada - a dois passos do Bairro Alto e Chiado e no topo de um edifício com todo o Tejo à vista -, uma boa selecção de propostas e iguarias, uma agradável banda sonora. Tudo isto e muito mais tornam o Noobai, no Jardim do Adamastor, uma morada obrigatória para os amantes das esplanadas alfacinhas. Regra geral, pode optar-se pela esplanada-terraço, com o casario e rio aos pés e aos olhos; ou pela protecção da sala interior, marcada por um robusto balcão, mobiliário sólido e de outras eras e, num espaço firmado por longas portas de madeira, decorada com algumas belas imagens cedidas pelos Marinheiros Mercantes e alguns "souvenirs" de diversas paragens do mundo. Graças a este soalheiro Inverno, a segunda esplanada-terraço (à entrada do Noobai) também poderá estar em funcionamento. A programação cultural pode englobar música ou até contadores de histórias: agora aos domingos, há Estórias, para alegrar miúdos e graúdos - é de não esquecer que o Noobai tem o Noobinho, um recanto dedicado aos mais pequenos.
LISBOA. Miradouro de Santa Catarina (Adamastor). Tel.: 213465014. Fecha à 2.ª, abre de 3ª a 5ª e domingo das 12h às 22h, 6ª e sáb das 12h às 24h. www.noobaicafe.com
[Mais sobre o Noobai na Fugas]
LISBOA | Terraço do Bairro Alto Hotel
Longe do típico bar de hotel, o Bairro Alto Hotel, além de um renovado Café Bar BA, tem uma cereja no topo do bolo: o seu terraço é um caso de paixão para muita gente. No alto do hotel, pelo 6.º piso, o terraço, bem abrigado de ventos, é, na verdade, um terracinho. Mas torna-se infinito pela vista que enquadra: o casario lisboeta q.b. e o rio, aconchegante, reservado, (elitista, sim), uma espécie de sítio para onde gostaríamos de convidar apenas os amigos. Para o relax: camas, cadeirões, banda sonora à medida, serviço atencioso e tranquilo. Como espaço tão aberto quanto reservado é ideal para as mais diversas opções, sejam em grupo, solitárias ou absolutamente românticas. A carta é cinco estrelas, dos vinhos aos cocktails. Não em vão, não só o hotel soma prémios como a própria vista já foi considerada a 4.ª melhor do mundo (pelo influente portal de viagens Trivago). A complementar, no r/c encontra-se o café-bar, também recentemente renovado e com novas apostas, incluindo nos vinhos e nas tertúlias.
LISBOA. Praça Luís de Camões, n.º 2. Tel.: 213408288. www.bairroaltohotel.com
Vídeo: O hotel do Bairro Alto continua em alta
Novidade: Brincar com o vinho no café-bar do Hotel Bairro Alto