PORTO | Tavi
Pela Tavi, sente-se o doce odor da tentação enquanto vão saindo da cozinha delícias atrás de delícias destinadas a exibirem-se em rigorosa simetria nos expositores. É uma tentação a que todos têm de se sujeitar para chegar às traseiras da histórica confeitaria (e pastelaria, bombonaria, creparia, geladaria - e restaurante) da Foz, a funcionar desde 1935. É aí que está a esplanada, um primeiro andar com vista, que parte do outro lado da rua que margina a praia para repousar no oceano que se encaixa ali entre a Praia da Luz e a Praia do Ourigo. Um terraço comprido com chão em deck de madeira e mesas e cadeiras claras em ambiente solar - mesmo agora, quando o frio aperta e a esplanada é coberta, mantendo, porém, os olhos no mar. Já foi aquecida, dizem-nos, agora há mantas disponíveis para os dias mais gelados. Mas será por pouco tempo. Ano novo, esplanada nova: em Janeiro, obras de remodelação vão-lhe transformar o rosto e transformá-la numa verdadeira esplanada de Inverno. Haverá nova estrutura de vidro, que vai abrigar novo mobiliário - incluindo sofás -, para ver as intempéries passarem no máximo conforto. As especialidades continuam as mesmas (aqui, tudo é recomendável, mas o fondant de chocolate e o cheesecake são imperdíveis) e com a recente adição do sushi a completar a oferta gastronómica.
Rua Senhora da Luz, 363, Porto. Tel.: 226180152; 226100691. Horário: De segunda a domingo, das 7h30 às 24h. www.tavi.pt
PORTO | Café "Piolho"
Há mais de cem anos que o Café Âncora d"Ouro, o popular "Piolho", é um ponto de encontro da cidade. Passou por altos e baixos, atravessou ditaduras e tornou-se o café de gerações de estudantes. Ainda hoje, o Piolho é o café estudantil por excelência e por isso é também um marco turístico relevante, um dos cafés históricos da cidade bem no centro do que é agora a chamada movida portuense, na órbita dos Clérigos. De dia, há uma clientela mais ecléctica, jovens e não tão jovens, estudantes e trabalhadores, portugueses e estrangeiros de máquina fotográfica em punho e olhar curioso para as paredes e vitrinas onde se guardam testemunhos do passado e das gerações que por ali passaram; à medida que a noite avança, a faixa etária desce para se tornar mais completamente um café universitário, que vive tanto dentro como fora de portas.
E é o fora de portas que tem colocado Piolho e vizinhos da Praça de Parada Leitão na boca do mundo, pelas estruturas de metal e vidro instaladas como esplanadas. Enquanto o seu futuro não se decide, elas continuam ali e concorridas. No Piolho têm aquecimento permanente no Inverno (no Verão, contam com um sistema de arrefecimento por nebulização) e por estes dias gozam da redução de preços de alguns produtos que o café pôs em prática e experimentam as novidades, "produtos alternativos, bem mais acessíveis, sobretudo nas bebidas brancas e shots" - "para fazer face à actual situação", refere um dos proprietários, José Martins.
Café Âncora d" Ouro/Piolho. Praça Parada Leitão, 45, Porto. Tel.: 222003749.
Horário: De segunda a sábado, das 7h00 às 4h00. www.cafepiolho.com