Fugas - restaurantes e bares

  • Lisboa. Lost In tem nova esplanada de Inverno
    Lisboa. Lost In tem nova esplanada de Inverno Miguel Manso
  • Lisboa. Lost In tem nova esplanada de Inverno
    Lisboa. Lost In tem nova esplanada de Inverno DR
  • LISBOA. Nova esplanada Sétimo - Toda ao ar livre, mas com tal Inverno é de aproveitar
    LISBOA. Nova esplanada Sétimo - Toda ao ar livre, mas com tal Inverno é de aproveitar Dário Cruz
  • LISBOA. Terraço do Bairro Alto Hotel
    LISBOA. Terraço do Bairro Alto Hotel
  • LISBOA. Noobai, faça Verão, faça Inverno
    LISBOA. Noobai, faça Verão, faça Inverno Filipe Casaca/Arquivo
  • LISBOA. Noobai, boas vistas
    LISBOA. Noobai, boas vistas Miguel Manso
  • Lisboa. À Margem confunde exterior e interior
    Lisboa. À Margem confunde exterior e interior Miguel Manso
  • Lisboa. À Margem confunde exterior e interior
    Lisboa. À Margem confunde exterior e interior Miguel Manso
  • Lisboa. Le Chat, portal da transparência
    Lisboa. Le Chat, portal da transparência Miguel Manso
  • Lisboa. Le Chat, portal da transparência
    Lisboa. Le Chat, portal da transparência Miguel Manso
  • Lisboa. Portas do Sol
    Lisboa. Portas do Sol DR
  • Lisboa. Portas do Sol
    Lisboa. Portas do Sol DR
  • Lisboa. Vistas do Chapitô
    Lisboa. Vistas do Chapitô DR
  • Porto. Praia da Luz
    Porto. Praia da Luz Lara Jacinto
  • Porto. Praia da Luz
    Porto. Praia da Luz Lara Jacinto
  • Porto. Shis
    Porto. Shis Paulo Pimenta
  • Porto. Tavi
    Porto. Tavi Lara Jacinto
  • Porto. Clube 3C
    Porto. Clube 3C Lara Jacinto
  • Porto. Piolho
    Porto. Piolho Adriano Miranda

Esplanadas com vista para o Inverno

Por Andreia Marques Pereira, Mauro Gonçalves, Luís J. Santos

Este artigo é impróprio para friorentos. É mesmo para quem não passa sem uma boa esplanada, mesmo em dias mais invernosos. Eis a nossa selecção de esplanadas, pelo Porto e Lisboa, com boas vistas e, aqui e ali, não só com boas protecções como com ementas de bebidas e comidas adaptadas à época. Era uma mantinha, se faz favor.

[Siga para o Porto]


LISBOA

LISBOA | Sétimo
Subitamente, no Inverno lisboeta (soalheiro, mas Inverno...), renasceu uma esplanada num cotovelo do Parque Eduardo VII e que se espraia na cobertura de um edifício do Metro. Eis a urbaníssima Sétimo. Um olho espreita o verde do parque, outro a linha de edifícios ao longo da Fontes Pereira de Melo. O ilustre Marquês de Pombal ergue-se nos ares logo ali a um passo. Lá em baixo, aos nossos pés, corre o tráfego imparável. Estamos na nova estrela das esplanadas lisboetas, a Sétimo. Sóbria e completamente ao ar livre, quer acolher-nos, por agora, entre um e outro raio de sol, entre parque e cidade. Mas, garantem-nos, a aposta é tornar-se uma "das melhores esplanadas de Lisboa" com a promessa de uma Primavera e Verão repletos de animação, entre eventos, workshops ou DJs. As grandes atracções passam por um visual global cuidado, uma rica ementa onde não faltam dezenas de propostas para alegrar as papilas (entre muitos petiscos e acepipes, conservas e torricados) e uma banda sonora escolhida a dedo. E a expectativa de se tornar um portal para um potencialmente "novo" Parque Eduardo VII.
LISBOA. Av. Sidónio Pais, n.º 1 (Cobertura do Edifício). Entrada também pela Fontes Pereira de Melo e Parque Eduardo VII. Tel.: 213522036. Abre todos os dias das 09h às 19h. www.esplanadasetimo.com.
[Mais sobre o Sétimo na Fugas]


LISBOA | Noobai
Um espírito viajante e cosmopolita, uma localização privilegiada - a dois passos do Bairro Alto e Chiado e no topo de um edifício com todo o Tejo à vista -, uma boa selecção de propostas e iguarias, uma agradável banda sonora. Tudo isto e muito mais tornam o Noobai, no Jardim do Adamastor, uma morada obrigatória para os amantes das esplanadas alfacinhas. Regra geral, pode optar-se pela esplanada-terraço, com o casario e rio aos pés e aos olhos; ou pela protecção da sala interior, marcada por um robusto balcão, mobiliário sólido e de outras eras e, num espaço firmado por longas portas de madeira, decorada com algumas belas imagens cedidas pelos Marinheiros Mercantes e alguns "souvenirs" de diversas paragens do mundo. Graças a este soalheiro Inverno, a segunda esplanada-terraço (à entrada do Noobai) também poderá estar em funcionamento. A programação cultural pode englobar música ou até contadores de histórias: agora aos domingos, há Estórias, para alegrar miúdos e graúdos - é de não esquecer que o Noobai tem o Noobinho, um recanto dedicado aos mais pequenos.
LISBOA. Miradouro de Santa Catarina (Adamastor). Tel.: 213465014. Fecha à 2.ª, abre de 3ª a 5ª e domingo das 12h às 22h, 6ª e sáb das 12h às 24h. www.noobaicafe.com
[Mais sobre o Noobai na Fugas]

 
LISBOA | Terraço do Bairro Alto Hotel

Longe do típico bar de hotel, o Bairro Alto Hotel, além de um renovado Café Bar BA, tem uma cereja no topo do bolo: o seu terraço é um caso de paixão para muita gente. No alto do hotel, pelo 6.º piso, o terraço, bem abrigado de ventos, é, na verdade, um terracinho. Mas torna-se infinito pela vista que enquadra: o casario lisboeta q.b. e o rio, aconchegante, reservado, (elitista, sim), uma espécie de sítio para onde gostaríamos de convidar apenas os amigos. Para o relax: camas, cadeirões, banda sonora à medida, serviço atencioso e tranquilo. Como espaço tão aberto quanto reservado é ideal para as mais diversas opções, sejam em grupo, solitárias ou absolutamente românticas. A carta é cinco estrelas, dos vinhos aos cocktails. Não em vão, não só o hotel soma prémios como a própria vista já foi considerada a 4.ª melhor do mundo (pelo influente portal de viagens Trivago). A complementar, no r/c encontra-se o café-bar, também recentemente renovado e com novas apostas, incluindo nos vinhos e nas tertúlias.
LISBOA. Praça Luís de Camões, n.º 2. Tel.: 213408288. www.bairroaltohotel.com
Vídeo: O hotel do Bairro Alto continua em alta
Novidade: Brincar com o vinho no café-bar do Hotel Bairro Alto


LISBOA | Lost In

Ao Príncipe Real, resguardado do movimento urbano, um espaço que vive sob o espírito de uma certa Índia. Nesta casa shanti (isto é, de paz ou bem-aventurança), há loja-bar, restaurante e esplanada-miradouro. E há, muito especialmente, uma novíssima esplanada de Inverno, no terraço de entrada, abrigada por vidro e aquecida. Para os menos friorentos, continua disponível a esplanada ao ar livre, e, sublinhe-se, com mantinhas à disposição (essenciais à noite, garantimos). É um jardim com vistas para o centro da cidade, Castelo acima, sob a bênção de frondosas nespereiras e com protectores e coloridos chapéus indianos, com cadeiras e cadeirões, camas e uma cadeira de baloiço. A ementa tem novidades e atracções várias: sugerem-se farinheira à Brás e casquinhas de batata-doce de Aljezur ou bolo de noz com ovos-moles. Para beber, pode provar uma das sete variedades de chás exóticos ou então um chocolate russo. As noites de quinta-feira são mais quentes, já que estão prometidas sessões de jazz (até às 23h30). Este oásis urbano, decorado a cores quentes, pinturas e retratos e detalhes da Índia, inclui ainda salas interiores, de dimensões e privacidades várias.
Rua D. Pedro V, n. º 56, Lisboa. Tel.: 917759282. Horários: segunda-feira das 16h às 24h, terça a sábado das 12h30 às 24h (refeições até às 22h30). www.lostin.com.pt
[Mais sobre o Lost In na Fugas]


LISBOA | Le Chat

É uma das coqueluches dos bares-esplanada alfacinhas, até porque o projecto do Le Chat, assinado pelos arquitectos José Maria Cumbre e Nuno Sousa Caetano, foi recentemente distinguido com um dos Prémios de Arquitectura Ascensores Enor. No pequeno Jardim 9 de Abril - mais conhecido por estar à porta principal do Museu de Arte Antiga -, este bar é como um gato deitado sobre o casario e de olhos no rio a aproveitar todos os raios de sol possíveis. É uma caixa-aquário, com interiores espelhados que reflectem a paisagem circundante e que não constitui obstáculo para até onde a vista alcança. E digamos que estar dentro da "caixa" é igual a estar na esplanada-varandim que tem em frente. No Inverno do Le Chat, o calor fica por conta da nova ementa. O bar está a proporcionar pratos (ainda mais) quentes, caso de uma rica sopa alentejana. Com as temperaturas a baixarem, os vinhos robustos regressam em força - há até um vinho quente preparado com adição de canela, frutos secos e outros ingredientes apetecíveis nesta estação. Alguns cocktails também se servem quentes para acalorar os mais friorentos. À tarde, o lanche faz-se com scones, chá ou chocolate quente, dependendo dos gostos e das disposições.
Jardim 9 de Abril, Lisboa. Tel.: 966537387. Horários: domingo, terça e quarta das 12h às 24h; quinta a sábado das 12h às 3h. www.lechat-lisboa.com
[Mais sobre Le Chat na Fugas]


LISBOA | À Margem

Para escapar aos dias mais escuros, nada como deixar o olhar navegar pelo Tejo. E poucos locais garantem mais perfeita e acolhedora "navegação" que o À Margem, com sua esplanada praticamente em cima do rio, entre o Museu de Arte Popular e o Hotel Altis Belém. A lembrar o cavername de um barco, esta caixa minimalista, de transparências e brancura absoluta, onde interior e exterior se confundem (particularmente graças aos vidros de correr), consegue, no Outono/Inverno, fechar-se em abrigo, com a ajuda de protectores e cobertura. O agasalho é ainda maior graças aos aquecedores (e, claro, às mantinhas à disposição). Entretanto, aguardava-se um novo acréscimo, uma cortina de tons neutros, pensada para se fundir na decoração minimalista do espaço. No cardápio, o À Margem sugere pequenos prazeres de degustação que se querem quentes, como empadas reais de caça com recheio de perdiz vermelha, faisão ou veado. Para acompanhar, a grande aposta da casa: uma selecta e vasta carta de vinhos a copo - é possível também a realização de eventos relacionados. A carta de chás é ainda uma boa opção e nunca falta uma sopa quentinha. A banda sonora escolhida a dedo ajuda ao aconchego.
Doca do Bom Sucesso, Belém, Lisboa. Tel.: 918225548. Horários: Diariamente, das 10h à 1h (sexta e sábado até às 2h). www.amargem.com
[Mais sobre À Margem na Fugas]


LISBOA | Portas do Sol

Só o nome já aquece, mas a esplanada das Portas do Sol, no largo homónimo, apesar de alguns toques de protecção, não é, adiante-se já, para os mais friorentos. Mas mesmo estes podem sempre escapar-se para o salão interior que, com os seus janelões, ajuda a manter os olhos nas boas vistas ribeirinhas. Já a esplanada em si, no topo de um silo automóvel, com o Castelo nas costas e Alfama aos pés, é um dos maiores terraços com serviço de bar da cidade. Por ela, espraiam-se sofás virados para o rio, para um "esplanar" verdadeiramente cinematográfico. Para aplacar os rigores da temporada, foram instalados três pagodes (uma espécie de "chapéus" que ajudam a abrigar da chuva). Há também aquecedores espalhados para o calor possível.  Desde Outubro que é possível aparecer para jantar - na ementa, há bifes do lombo ou um caril vegetariano, por exemplo. Se a ocasião for de lanche, chocolates quentes (um deles light), scones e mini croissants prometem não desiludir. Sentados no sofá, com uma mantinha a proteger, também se pode enfrentar o frio ao jeito de "se não podes vencê-lo, junta-te a ele": peça um gelado da conceituada Santini. A ementa também é bem composta de vinhos e chás. Aos fins-de-semana e feriados, e sempre que o tempo o permita, as tardes terminam embaladas por um DJ.
Largo das Portas do Sol, Lisboa. Tel.: 218851299. Horários: domingo a quinta das 10h à 1h; sexta e sábado das 10h às 2h. www.portasdosol.biz
[Mais sobre Portas do Sol na Fugas]


LISBOA | Chapitô

Para quem não passa sem "esplanar" mas gosta de jogar pelo seguro, a esplanada superprotegida do Chapitô pode ser a melhor solução. O espaço artístico e cultural de Teresa Ricou localizado na encosta do Castelo, enquanto forma novos artistas nas artes circenses, oferece também belas vistas da cidade. Entre os turistas e os artistas, está sempre animada, juntando uma série de propostas diversificadas. E, sublinhe-se, além de uma série de mesas e cadeiras ao ar livre, propõe uma grande e agasalhada tenda no pátio central, protecção garantida contra frios e chuvas. Os acrílicos abrigam a zona do telheiro e a tenda ajuda a concentrar o calor gerado pelos aquecedores exteriores. Outra fonte de calor é o barbecue, de onde continuam a sair os grelhados do costume: peixes, carnes e tapas. De dentro, pode vir um fondue de carne, para depois continuar cá fora, seguido de uma das tartes caseiras. Em caso de algum arrepio, é fugir para o restaurante ou para o bar Bartô (a partir das 22h), sempre com programação cultural e musical - de fado a jazz, world music e outras surpresas - e, atenção, lareira.
Esplanada do Restô do Chapitô, Costa do Castelo, n.º 1/7, Lisboa. Tel.: 218867334.
www.chapito.org. Horários: Diariamente, das 12h à 1h30

 

PORTO


PORTO | Praia da Luz

São dois decks de madeira desnivelados que o mar ronda que fazem a esplanada do Bar Praia da Luz, uma das mais icónicas da marginal da Foz. Um ambiente lounge, com cadeiras de lona, pouffs, mesas, que não se desfaz quando o Verão dá lugar ao Inverno neste canto que mira o indomável Atlântico e o afamado pôr do sol. Porque o frio é mantido ao largo dos clientes pela colocação de aquecedores de exterior que, como peças de xadrez movimentadas ao sabor das necessidades, lançam um manto térmico sobre a esplanada. Esta também está montada para fazer face aos caprichos climatéricos, que se fazem sentir todo o ano: as mesas são elas próprias "agasalhadas" por painéis de tecido que fazem as vezes de discretos pára-ventos - e quem quiser usufruir, por exemplo, das espreguiçadeiras encontra mantas como complemento a tudo isto. Quando as nortadas, presenças habituais, se fazem sentir mais, há pára-ventos mais possantes a resguardar o espaço e, se necessário for, há uma tela branca que se pode abrir no bar de apoio à esplanada para melhor resguardar da humidade. E para que se possa usufruir plenamente de um chocolate quente, um chá ou outra qualquer bebida robusta que fazem do Inverno um prazer - e que este ano, e isto é novidade, estão à distância do toque nos dispositivos electrónicos que foram colocados nas mesas e que permitem um atendimento mais rápido e cómodo.
Quando a chuva fizer a sua aparição - e sabemos que vai fazer - os clientes têm à sua disposição a sala de restaurante e cafetaria, parede envidraçada sobre o mar, lareira a crepitar e aquecimento de ar condicionado asseguram que o frio nem vai pensar em aproximar-se.
Avenida do Brasil, Porto. Tel. 226173234; 936173234. Horário: Das 9h às 2h todos os dias do ano (jantar até à 1h). www.praiadaluz.pt
[Mais sobre Praia da Luz na Fugas]


PORTO | Clube 3C

Podemos não lhes sentir directamente o calor, mas sentimo-nos aquecidos só de ver as luzes laranjas que espreitam dos guarda-sóis da esplanada da Rua Cândido dos Reis. Há outras esplanadas, antes e depois dessa, mas, por enquanto pelo menos, apenas a do Clube 3C está assim preparada para garantir horas quentes neste Inverno que aqui passa com vista para a Torre dos Clérigos. E "assim preparada" significa que a pequena esplanada (quatro ou seis mesas, normalmente) está montada com dois guarda-sóis tamanho XL que estão equipados com aquecedores eléctricos - que se investem de duas vocações, afinal: a óbvia, a de aquecer (e aquecem uma área de cerca de 20 metros quadrados, asseguram-nos, que é o tamanho dos guarda-sóis), e a visível, a de iluminar (a área que servem, ao mesmo tempo que funcionam quase como faróis). E, por isso, destaca-se na vizinhança se numa noite de Inverno um transeunte por ali passar. Na verdade, não só à noite, altura em que a esplanada funciona um pouco como "porto de abrigo", como se lhe referiu Paulo Alves, para clientes que ali se deixam ficar a conversar e tomar um copo ou fumar o cigarro da praxe antes de entrar. A esplanada do clube-café-restaurante abre sempre ao meio-dia, salvo objecções climatéricas, acompanhando o movimento diário deste espaço - os almoços, as tardes, os jantares e as noites. Quem, mesmo com os aquecedores sentir frio, pode pedir mantas.
Rua de Cândido dos Reis, 18. Tel.: 222018247/925783152. Horário: De segunda a quarta-feira das 12h às 2h; de quinta-feira a sábado das 12h às 4h. www.clube3c.pt
[Mais sobre Clube 3C na Fugas]

 

PORTO | Shis
O Shis, na praia do Ourigo, é conhecido, sobretudo, pelo seu sushi, que faz (parte da) fama do restaurante onde a cozinha mediterrânica de fusão completa a carta da responsabilidade do chef António Vieira. Mas é também conhecido pela sua esplanada, silhueta recortada de frente para o mar, um nível abaixo da rua que passa ali em cima perto da esplanada do Castelo, na Foz. O restaurante ocupa um dos lados da plataforma palafita que depois se estende em deck de madeira ao ar livre. Aqui, sucedem-se os espaços dominados pela cor branca do mobiliário, que passa por sofás em atmosfera lounge, mesas e cadeiras, tudo protegido por uma cintura de "paredes" de vidro que protegem dos ventos sem isolar do ar livre carregado de maresia - não andasse o mar a lamber as rochas aqui defronte ou a passar sob a plataforma.
Um dos espaços da esplanada, anexo ao restaurante, é uma pérgola, mais protegida ainda do que o resto do espaço, onde se distribuem guarda-sóis, e complementada com aquecedores em cogumelo que garantem que o ambiente nunca é menos do que caloroso, mesmo quando o frio anda à solta. Quando a noite se põe e os focos do chão se acendem, misturam-se com a luz dos cogumelos, criando um manto difuso contra a escuridão ruidosa do oceano. Há, ainda, mantas para conforto extra e, claro, uma selecção de tapas (ou os "pratinhos": amêijoas à Bulhão Pato, camarões com alho, queijo Brie frito e diversas sanduíches, entre outros) que se podem acompanhar, por exemplo, com um copo de vinho - porque é restaurante e bar, aqui conceito amplo que inclui um "bar de tapas".
Praia do Ourigo (Esplanada do Castelo). Foz do Douro, Porto. Tel.: 226189593; 961356376. Horário: Bar - 10h-3h; Restaurante - 12h-1h30. www.shisrestaurante.com
[Mais sobre Shis na Fugas]


PORTO | Tavi
Pela Tavi, sente-se o doce odor da tentação enquanto vão saindo da cozinha delícias atrás de delícias destinadas a exibirem-se em rigorosa simetria nos expositores. É uma tentação a que todos têm de se sujeitar para chegar às traseiras da histórica confeitaria (e pastelaria, bombonaria, creparia, geladaria - e restaurante) da Foz, a funcionar desde 1935. É aí que está a esplanada, um primeiro andar com vista, que parte do outro lado da rua que margina a praia para repousar no oceano que se encaixa ali entre a Praia da Luz e a Praia do Ourigo. Um terraço comprido com chão em deck de madeira e mesas e cadeiras claras em ambiente solar - mesmo agora, quando o frio aperta e a esplanada é coberta, mantendo, porém, os olhos no mar. Já foi aquecida, dizem-nos, agora há mantas disponíveis para os dias mais gelados. Mas será por pouco tempo. Ano novo, esplanada nova: em Janeiro, obras de remodelação vão-lhe transformar o rosto e transformá-la numa verdadeira esplanada de Inverno. Haverá nova estrutura de vidro, que vai abrigar novo mobiliário - incluindo sofás -, para ver as intempéries passarem no máximo conforto. As especialidades continuam as mesmas (aqui, tudo é recomendável, mas o fondant de chocolate e o cheesecake são imperdíveis) e com a recente adição do sushi a completar a oferta gastronómica.
Rua Senhora da Luz, 363, Porto. Tel.: 226180152; 226100691. Horário: De segunda a domingo, das 7h30 às 24h. www.tavi.pt


PORTO | Café "Piolho"
Há mais de cem anos que o Café Âncora d"Ouro, o popular "Piolho", é um ponto de encontro da cidade. Passou por altos e baixos, atravessou ditaduras e tornou-se o café de gerações de estudantes. Ainda hoje, o Piolho é o café estudantil por excelência e por isso é também um marco turístico relevante, um dos cafés históricos da cidade bem no centro do que é agora a chamada movida portuense, na órbita dos Clérigos. De dia, há uma clientela mais ecléctica, jovens e não tão jovens, estudantes e trabalhadores, portugueses e estrangeiros de máquina fotográfica em punho e olhar curioso para as paredes e vitrinas onde se guardam testemunhos do passado e das gerações que por ali passaram; à medida que a noite avança, a faixa etária desce para se tornar mais completamente um café universitário, que vive tanto dentro como fora de portas.
E é o fora de portas que tem colocado Piolho e vizinhos da Praça de Parada Leitão na boca do mundo, pelas estruturas de metal e vidro instaladas como esplanadas. Enquanto o seu futuro não se decide, elas continuam ali e concorridas. No Piolho têm aquecimento permanente no Inverno (no Verão, contam com um sistema de arrefecimento por nebulização) e por estes dias gozam da redução de preços de alguns produtos que o café pôs em prática e experimentam as novidades, "produtos alternativos, bem mais acessíveis, sobretudo nas bebidas brancas e shots" - "para fazer face à actual situação", refere um dos proprietários, José Martins.
Café Âncora d" Ouro/Piolho. Praça Parada Leitão, 45, Porto. Tel.: 222003749.
Horário: De segunda a sábado, das 7h00 às 4h00. www.cafepiolho.com

--%>