LISBOA | Portas do Sol
Só o nome já aquece, mas a esplanada das Portas do Sol, no largo homónimo, apesar de alguns toques de protecção, não é, adiante-se já, para os mais friorentos. Mas mesmo estes podem sempre escapar-se para o salão interior que, com os seus janelões, ajuda a manter os olhos nas boas vistas ribeirinhas. Já a esplanada em si, no topo de um silo automóvel, com o Castelo nas costas e Alfama aos pés, é um dos maiores terraços com serviço de bar da cidade. Por ela, espraiam-se sofás virados para o rio, para um "esplanar" verdadeiramente cinematográfico. Para aplacar os rigores da temporada, foram instalados três pagodes (uma espécie de "chapéus" que ajudam a abrigar da chuva). Há também aquecedores espalhados para o calor possível. Desde Outubro que é possível aparecer para jantar - na ementa, há bifes do lombo ou um caril vegetariano, por exemplo. Se a ocasião for de lanche, chocolates quentes (um deles light), scones e mini croissants prometem não desiludir. Sentados no sofá, com uma mantinha a proteger, também se pode enfrentar o frio ao jeito de "se não podes vencê-lo, junta-te a ele": peça um gelado da conceituada Santini. A ementa também é bem composta de vinhos e chás. Aos fins-de-semana e feriados, e sempre que o tempo o permita, as tardes terminam embaladas por um DJ.
Largo das Portas do Sol, Lisboa. Tel.: 218851299. Horários: domingo a quinta das 10h à 1h; sexta e sábado das 10h às 2h. www.portasdosol.biz
[Mais sobre Portas do Sol na Fugas]
LISBOA | Chapitô
Para quem não passa sem "esplanar" mas gosta de jogar pelo seguro, a esplanada superprotegida do Chapitô pode ser a melhor solução. O espaço artístico e cultural de Teresa Ricou localizado na encosta do Castelo, enquanto forma novos artistas nas artes circenses, oferece também belas vistas da cidade. Entre os turistas e os artistas, está sempre animada, juntando uma série de propostas diversificadas. E, sublinhe-se, além de uma série de mesas e cadeiras ao ar livre, propõe uma grande e agasalhada tenda no pátio central, protecção garantida contra frios e chuvas. Os acrílicos abrigam a zona do telheiro e a tenda ajuda a concentrar o calor gerado pelos aquecedores exteriores. Outra fonte de calor é o barbecue, de onde continuam a sair os grelhados do costume: peixes, carnes e tapas. De dentro, pode vir um fondue de carne, para depois continuar cá fora, seguido de uma das tartes caseiras. Em caso de algum arrepio, é fugir para o restaurante ou para o bar Bartô (a partir das 22h), sempre com programação cultural e musical - de fado a jazz, world music e outras surpresas - e, atenção, lareira.
Esplanada do Restô do Chapitô, Costa do Castelo, n.º 1/7, Lisboa. Tel.: 218867334.
www.chapito.org. Horários: Diariamente, das 12h à 1h30
PORTO
PORTO | Praia da Luz
São dois decks de madeira desnivelados que o mar ronda que fazem a esplanada do Bar Praia da Luz, uma das mais icónicas da marginal da Foz. Um ambiente lounge, com cadeiras de lona, pouffs, mesas, que não se desfaz quando o Verão dá lugar ao Inverno neste canto que mira o indomável Atlântico e o afamado pôr do sol. Porque o frio é mantido ao largo dos clientes pela colocação de aquecedores de exterior que, como peças de xadrez movimentadas ao sabor das necessidades, lançam um manto térmico sobre a esplanada. Esta também está montada para fazer face aos caprichos climatéricos, que se fazem sentir todo o ano: as mesas são elas próprias "agasalhadas" por painéis de tecido que fazem as vezes de discretos pára-ventos - e quem quiser usufruir, por exemplo, das espreguiçadeiras encontra mantas como complemento a tudo isto. Quando as nortadas, presenças habituais, se fazem sentir mais, há pára-ventos mais possantes a resguardar o espaço e, se necessário for, há uma tela branca que se pode abrir no bar de apoio à esplanada para melhor resguardar da humidade. E para que se possa usufruir plenamente de um chocolate quente, um chá ou outra qualquer bebida robusta que fazem do Inverno um prazer - e que este ano, e isto é novidade, estão à distância do toque nos dispositivos electrónicos que foram colocados nas mesas e que permitem um atendimento mais rápido e cómodo.
Quando a chuva fizer a sua aparição - e sabemos que vai fazer - os clientes têm à sua disposição a sala de restaurante e cafetaria, parede envidraçada sobre o mar, lareira a crepitar e aquecimento de ar condicionado asseguram que o frio nem vai pensar em aproximar-se.
Avenida do Brasil, Porto. Tel. 226173234; 936173234. Horário: Das 9h às 2h todos os dias do ano (jantar até à 1h). www.praiadaluz.pt
[Mais sobre Praia da Luz na Fugas]