Fugas - restaurantes e bares

Abram alas para mais Terreiro do Paço. Há novos restaurantes, esplanadas e até discoteca

Por Ana Saleiro, Sara Pereira (vídeo)

Saíram serviços dos ministérios, entraram zonas de lazer e esplanadas, um templo da cerveja e outro de conservas, cozinha portuguesa ou italiana, ginjinhas, gelados, flores e, entre um grande etc., até uma discoteca que promete ser muito exclusiva. É a continuação da revolução do Terreiro do Paço, agora com uma ala nascente que completa o Pátio da Galé, na ala poente.

Pouco mais de um ano depois de inaugurada a renovação da ala poente do Terreiro do Paço com a abertura do Pátio da Galé, chegou a vez de uma revolução na ala nascente da praça nobre de Lisboa. Inaugurada no dia 9, oferece uma série de espaços de lazer e gastronomia.

O projecto - assinado pelo arquitecto Tiago Silva Dias e desenvolvido pela Associação de Turismo de Lisboa (ATL) e pela autarquia alfacinha - conta com uma área superior a cinco mil metros quadrados e visa a reabilitação e dinamização do espaço, "não excluindo na totalidade as suas memórias e procurando respeitar a história e arquitectura original do local", segundo sublinha o Turismo de Lisboa em comunicado. A reconversão representou um investimento de 10 milhões de euros (7 milhões suportados pela ATL e o restante pelos concessionários).

"Uma grande conquista para a cidade”, resumiu o vereador do Espaço Público da Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes, citado pela Lusa. "Há 12 anos que ando a lutar por isto. A ala nascente tinha garagens e refeitórios e ninguém podia ir às arcadas. Agora tem um sítio onde todos podem ir e desfrutar", disse o vereador. Advogado, o actual responsável autárquico chegou, em 2000, a entregar uma acção de despejo contra sete ministros no Tribunal Administrativo de Lisboa por considerar que os seus ministérios, que ocupavam as arcadas , não dignificavam o local, classificado como Monumento Nacional desde 1910.


As novas estrelas do Terreiro


Lisboa Story Centre - Memórias da Cidade
[Lisboa Story Centre abre no Terreiro do Paço para reviver as Memórias da Cidade]
Um centro de interpretação, aberto no final do Verão, onde são reproduzidas, de uma forma lúdica e interactiva, memórias da história lisboeta, com realce para o terramoto de 1755 (reconstituído em 4D). É considerado o "equipamento âncora da ala nascente" e faz uso de alta tecnologia. 


Museu da Cerveja
[A Laurentina, a Cuca e a Sagres dividem casa]
Para além de museu (com acervo relacionado com a indústria cervejeira e visitas guiadas), o espaço é também um restaurante especializado em mariscos, bifes tradiciojnais e muitos petiscos. E, naturalmente, a cerveja é rainha. O espaço é explorado pelo Grupo Museu do Pão e disponibilizará também ao público uma zona de provas de cerveja. Facebook


Lust Lisbon

[ver vídeo]
Para os amantes da noite, aí está mais um espaço que promete "charme, elegância e glamour". Mas sob o mote da exclusividade: a entrada é feita por reserva e inclusão numa guest list (lista de clientes). A Lust é bar, clube e disco e, inaugurada dia 21, estende-se por dois pisos. Objectivo: ser uma referência da noite alfacinha. Esta nova atracção tem uma área total de 600 metros quadrados e a decoração é "repleta de influências passadas e celebradas na história da arquitectura e do design português". De dia, é restaurante, especializando-se em carne barrosã (este espaço abre dia 5 de Julho - o preço dos pratos pode variar entre cerca de 10 e 18€) Facebook


Nosolo Itália Terreiro do Paço

O Nosolo Grupo irá integrar o conjunto de novidades da ala nascente através de uma pizzaria/geladaria e um restaurante, nos quais se propõem o estilo português e mediterrânico. Será também disponibilizado um espaço de lazer para o público mais novo. Site


Ministerium

O conceito é de "Food Court", espaço de experimentação de propostas gastronómicas diversificadas, onde se poderão encontrar a Hot Dog Lovers, Banana Café e Artisani.
Horários: 2.ª a dom. das 10h às 02h
Facebook


Can the Can
Um espaço dedicado a variadíssimas ementas tipicamente portuguesas, onde guitarradas e noites de fado se unem a conservas gourmet. O ex-Heróis do Mar, Rui Pregal da Cunha
Facebook


Quiosque Ginginha do Carmo
Desde os licores ao chocolate quente e chá gelado, passando por refrescos de laranja ou limão.
Facebook


Café-Restaurante Populi  
Propõe uma ementa de fusão, com a gastronomia portuguesa a juntar-se às gastronomias do mundo. Com esplanada.
Site


e ainda
Entre tanta novidade, promete-se até "um conceito inovador de WC públicos" (desenvolvido pela empresa Renova). Mote: “the sexiest WC on earth” (os WC mais sensuais da Terra). 

--%>