- 62
- /
- 197
-
A Comida Portuguesa a Gostar Dela Própria no site do PÚBLICO
Depois da música, a comida. O realizador Tiago Pereira lança um novo projecto de recolha etnográfica de receitas e tradições culinárias por todo o território português - para acompanhar em breve no site do PÚBLICO.
-
Uma cozinha portuguesa com aura
Restaurante do Terreiro do Paço, em Lisboa, oferece uma versão contemporânea da cozinha tradicional.
-
O novo mapa gastronómico chinês em Lisboa
Andámos décadas a achar que comida chinesa era isto: uns pratos gordurosos e demasiado doces, cheios de glutamato de sódio. Afinal, é um mundo muito mais vasto e fascinante. Mais cedo ou mais tarde vai deixar de haver um menu para os clientes chineses e outro para os portugueses. E vamos perceber tudo o que andávamos a perder.
-
A universidade dos chefs de cozinha (e não só)
Da vontade de um grupo de chefs bascos “estrelados”, e com o apoio das autoridades nacionais e locais, bem como de empresas privadas, foi possível montar, em 2009, em San Sebastián e em tempo recorde, o Basque Culinary Center, uma faculdade de ciências gastronómicas de excelência. Visitámos o local e falámos ainda com um português que frequentou um dos seus cursos.
-
As relações suspeitas entre a comida e o vinho
A harmonização de vinho e comida já foi mais moda do que é hoje, mas essa procura do zen à mesa deixou heranças. Algumas boas, porque impôs novas procuras e novas descobertas. Outras más, porque reduziu tantas vezes o prazer sensorial a um exercício racional. O que sobre dessa vaga?
-
Outono: Três pratos e uma sobremesa para saborear a estação
Por todo o país os restaurantes começaram já a apresentar os seus menus de Outono. Chegam à mesa os produtos da estação, as romãs, a abóbora, a caça, as trufas. Apresentamos quatro sugestões entre as muitas possíveis.
-
Dez objectos essenciais para quem quer cozinhar
Pedimos a Hugo Campos que indicasse dez objectos obrigatórios numa cozinha. Há muitos outros, claro, mas o ideal será começar por garantir que estes não faltam. O responsável pelo Atelier de Cozinha Feed Me explica porquê.
-
Aulas de cozinha
No Feed Me, em Lisboa, aprendem-se técnicas básicas de cozinha. Durante cinco semanas fomos alunos e aprendemos a filetar peixe, a cozinhar carne, a fazer fundos, molhos e tartelettes de chocolate. Mas, acima de tudo, percebemos como reagem os alimentos e porquê – Hugo Campos, o professor, acredita que só assim se aprende realmente a cozinhar.
-
40 restaurantes que não pode perder de Norte a Sul de Portugal
Dos chefs de cozinha sabemos, sobretudo, o que dão a comer e não tanto o que comem e onde. Por isso, pedimos a 20 conceituados cozinheiros do país que mencionassem dois restaurantes preferidos da sua região e nos indicassem a razão da escolha.
-
O pão nosso de cada refeição
Sem trabalho não há pão, sem pão não há vida. Faz parte do prazer gastronómico e é tão natural a sua presença à mesa que muitas vezes nem é notado. É o oxigénio da refeição, principalmente quando se trata de gastronomia regional.
- 62
- /
- 197