Fugas - Viagens

Manuel Roberto

Continuação: página 6 de 8

Macau - A corrida mais louca do mundo ainda vai a meio

Se a especulação pode fazer vir à tona a poluição para explicar parte do fenómeno, a ciência ajuda a descodificar o resto. Especialmente na mudança de pele do Inverno para a Primavera, na costa do Sul da China o vento sopra de Leste para Sudoeste, provocando o aumento da temperatura e da humidade. Atrelados ao tempo húmido, vêm os chuviscos, o nevoeiro e os dias de pouca visibilidade. Estamos esclarecidos?

Ainda assim, não deixámos de tentar a sorte enquanto pudemos. O nosso Santo Graal era a luz perfeita para uma fotografia que fizesse jus à marginal que recorta a cidade. De mochila às costas, andámos até onde as pernas nos deixaram. Uma escada aqui, uma plataforma temporária ali, uma ponte, as traseiras de um bloco de apartamentos. Nada. A noite está a cair e coleccionámos pouco mais do que cansaço.

Agora já estamos dentro de um autocarro e já é dia outra vez. Agora já estamos a caminho da Taipa e a máquina continua pronta a disparar. Agora é tempo de pedir ao motorista para parar logo a seguir a esta curva. O topo da Torre de Macau, do outro lado da margem, continua desfocado. O céu continua nublado. Está para durar, esta aura cinza prata.

Macau de A a Z

A-Má
Um templo, um legado.
Divide-se por cinco pavilhões dedicados à veneração de diferentes divindades, cruzando o confucionismo, o taoismo, o budismo e as crenças populares.

Bungee Jumping
Para os adeptos da adrenalina pura, a Torre de Macau é uma paragem obrigatória. São 233 metros em queda livre.

Canídromo
Está farto de apostar no casino? Diversifique. Nas noites de segunda-feira, quinta-feira e sábado, há galgos para todos os gostos a 40 km/h.

Doca dos pescadores
Mini-centro comercial, miniparque de diversões, mega-vista panorâmica. É kitsch, mas não passa despercebido.

Estádio de Macau
Palco da cerimónia de abertura do Jogos da Ásia Oriental, este recinto com capacidade para 16.000 espectadores já serviu de balão de ensaio à selecção de Portugal em 2002.

Fortaleza do Monte
Foi uma das principais muralhas defensivas da cidade, construída pelos jesuítas entre 1617 e 1626.
Cobre uma área de 10.000 m2.

Grande Prémio
Um must. A região prepara-se ao longo do ano para receber com pompa e circunstância uma prova que já faz parte da história do desporto automóvel.

Hac-Sa
É sinónimo de praias, com águas cálidas e areias macias. Nas imediações, há cozinha portuguesa e chinesa à espreita.

Igreja de São Domingos
Sede da publicação do primeiro jornal português em solo chinês. Chamava-se A abelha da China e foi lançado a 12 de Setembro de 1822.

Jardim Lou Lim Ieoc
Restaurado pelo Governo, conserva o estilo dos jardins de Suzhou do século XIX. É hoje procurado para passeios, danças do leque e tai-chi.

Kun Iam
Assente num pedestal que é uma flor de lótus, esta estátua localizada na Avenida Sun Yat Sen alberga o Centro Ecuménico das religiões orientais.

Leal Senado
Construído em 1784, este edifício neoclássico acolheu a primeira câmara municipal de Macau. Ainda hoje mantém essas funções.

Mercado vermelho
É o mais conhecido e procurado dos mercados da cidade. Carne, peixe, aves, especiarias, fruta, tudo vem parar a este edifício de três pisos típico dos anos 1930.

--%>