Nos antípodas paisagísticos desta floresta luxuriante, e a apenas uma centena de quilómetros para sul, ficam as Bardenas Reais (um sítio declarado Reserva da Biosfera em 2000), um deserto argiloso e ocre que já foi cenário para fitas de "cowboys" ("spaghetti", claro) e do "007", e serve ainda de campo de tiro para a força aérea espanhola. Trata-se de um vale de 42 mil hectares escavado entre os rios Ebro e Aragon, que apresenta duas faces: as Bardenas Negras, com uma rala vegetação mediterrânica, a sul, e as Bardenas Brancas, a norte, paisagem lunar que inclusivamente salvaguardadas as devidas diferenças ostenta recortes de um Monument Valley e de um Grand Canyon!...
Há estradas e trilhos que permitem atravessar de carro, de bicicleta e a pé esta paisagem inesperada. Mas é conveniente que o visitante se muna dos devidos mapas geográficos.
Onde comer
Pamplona
Restaurante Enekorri
Calle Tudela, 14
Telf: +34 948 237 348
info@enekorri.com
É um lugar sofisticado: na decoração pós-moderna, na "nouvelle cuisine" e na garrafeira. Na ementa de degustação, podem-se experimentar caras ("kokotxas") de bacalhau com caules de uma planta silvestre ("borraja"), ou cama de alcachofras com lavagante, ou carnes grelhadas de veado, porco ou novilho, sempre com legumes.
Roncesvalles
Casa de Beneficiados
Telf: +34 948 760 105
info@casadebeneficiados.com
É principalmente um lugar de descanso e de acolhimento dos peregrinos e outros viajantes. Serve refeições em mesas corridas, sem qualquer pretensiosismo, mas com sabores genuínos. Aí podemos ser surpreendidos com o paladar fresco de uma tortilha de peixe e legumes ou com o sabor simples mas bom de um "solomillo" com batatas fritas.
Estela
Restaurante do Hotel Tximista
Zaldu, 15
Telf: +34 948 555 870
Info@hoteltximista.com
Bacalhau com cogumelos ou recheado com marisco; robalo no forno com pimentos "piquillos" e calamares ("rabas") são algumas das sugestões. Servidas num restaurante junto ao rio, no edifício que foi uma fábrica de farinhas.
Tudela
Restaurante L & ele
Calle Carnicerías, 11
Telf: +34 948 410 328
Vale a pena ir a Tudela, no sul, para visitar a catedral românico-gótico-barroca e o palácio do Marquês de San Adrien. Mas principalmente para almoçar neste restaurante novo e simpático, L (de Lola) & ele, gerido por uma cozinheira que casa a gastronomia de Navarra com a andaluza, por razões familiares. Podemos comer uma entrada de alcachofras e "foie gras" fritos seguida de um rabo de boi; ou uma salada de espargos com "carpaccio" de boi ou costeletas de cordeiro.
Olite
Restaurante Príncipe de Viana Parador Nacional
Plaza Teobaldos, 2
Telf: +34 948 740 000
olite@paradores.es
Aqui começamos a comer com os olhos um cenário histórico com uma decoração que lhe é fi el. Na ementa, há espargos frescos com azeite ou salteados com fungos; mas pode-se optar por uma "parrillada" de verduras com Romescu e "chipirones". Nos pratos principais, bacalhau com legumes ("ajoarriero de bacalao"), perna de cordeiro "al Chilindrón", guisado com cebola e pimentos verdes e, para a sobremesa, um arroz doce com gelado de fi gos.