Fugas - Viagens

Continuação: página 8 de 8

À descoberta da natureza da Colômbia com os índios kogi

Onde comer
Santa Marta tem uma oferta variada de restaurantes e, de uma forma geral, não há razão para o estômago se queixar da qualidade. Para quem conta os tostões, as casas de comida caseira são uma alternativa a considerar. Na rua 10C, recomenda-se o Brisas del Mar, que também serve bons pequenos-almoços a preços apelativos. A outro nível, mais dispendioso, o Donde Chucho, no Parque Santander, a curta distância do mar, é seguramente o melhor restaurante da cidade. O marisco e o peixe, sempre frescos, são as especialidades num lugar acolhedor onde também é possível, ao fim da tarde, beber um cocktail. No Parque, em alguns dos lugares descritos, há um ou outro restaurante.

Onde dormir
Uma vez mais as opções são múltiplas e, exceptuando os períodos de férias, não é difícil arranjar um quarto disponível em Santa Marta. A Residência San Jorge, também na rua 10C, tem um ambiente familiar e uma óptima localização. Para quem procura um pouco mais de luxo, o La Casa, um hotel boutique na rua 18, afigurase como a melhor alternativa. Em La Rodadero, a evitar para quem viaja com baixos orçamentos, pode ficar no Hotel La Sierra. Também é possível arranjar alojamento no parque, em tendas ou em cabanas.  

Informações
Um euro equivale a 2420 pesos colombianos e é perfeitamente possível fazer umas férias baratas neste país da América do Sul. O visto para entrar no país pode ser obtido no aeroporto, necessitando apenas de apresentar um passaporte com o mínimo de seis meses de validade. Mantenha na sua posse um formulário que terá de preencher à chegada, sob pena de ser multado na hora de partir. O acesso ao Parque Nacional Natural Tayrona, a partir de Santa Marta, é muito fácil: basta apanhar um autocarro junto ao mercado, na esquina da carrera 11 com a calle 11, na direcção de Palomino e pedir ao motorista para o deixar em El Zaíno. A Colômbia é hoje, apesar da má reputação, um país relativamente seguro, muito mais do que alguns dos seus vizinhos da América do Sul. A exemplo do que acontece em muitas outras cidades, apenas deve evitar ostentar objectos de valor e ignorar algumas zonas à noite. Em Santa Marta, na marginal e nos lugares mais concorridos, como o Parque Santander, faz todo o sentido o slogan lançado há bem pouco tempo pelo governo para atrair turistas a este país de quase 50 milhões de habitantes: o único risco é querer ficar.  

--%>