Mesmo sem Armando, a BICA é para continuar, tal como o bar, por muito difícil que seja. "Relacionam muito o bar ao meu pai porque ele estava cá todos os dias", diz Ana Cláudia, que tem ainda uma irmã a viver em Almada. Há algumas diferenças. As sanduíches de pernil já não saem das mãos do proprietário, mas sim de um cozinheiro contratado. "Já não se bebe dentro do bar", galhofa Roberto. Oi? "Muitas pessoas entravam no bar e serviam-se. Quase todas eram de bem, mas...". Continuam a sair duzentos bolinhos de bacalhau portugueses por noite, para gáudio dos muitos turistas, e qualquer pessoa pode chegar à aparelhagem e escolher uma música, embora agora seja mais difícil, uma vez que quase todas as noites, de segunda a sábado, há música ao vivo.
Manaus recompõe-se, pouco a pouco, do desaparecimento do português mais brasileiro da cidade, que até inspirou, em 1999, o enredo de uma das escolas de samba mais típicas da cidade. Armando Brasileiro foi o tema. Não é difícil adivinhar quem terá vencido o Carnaval nesse ano.
Guia prático
COMO IR
Não há voos directos de Portugal para Manaus, por isso o melhor será voar na TAP até Fortaleza. Preço aproximado, em época baixa: 930€, ida e volta. São Paulo e Brasília são outras opções. Já no Brasil, seguir viagem num voo interno pelas companhias TAM (http://backlazer.publico.pt/wizards/fugas/(http://www.tam.com.br/),), TRIP (www.voetrip.com.br/) ou GOL (http://www.voegol.com.br/).). Os hotéis de selva geralmente asseguram o transporte a partir de Manaus.
QUANDO IR
Qualquer altura é boa, até porque a paisagem muda consideravelmente entre a época das chuvas (de Dezembro a Maio) e a estação seca. Caso escolha a primeira opção, convém ir preparado para violentos períodos de pluviosidade. Em finais de Junho, chega um dos momentos do ano mais aguardados pelos habitantes da região do Amazonas: o Boi-Bumbá, em Parintins. É difícil de explicar, em poucas palavras, as emoções que esta festa popular provoca. Neste festival folclórico, que decorre, não no sambódromo, mas no Bumbódromo, com capacidade para 35 mil espectadores, competem entre si duas agremiações: o Boi Caprichoso, cujo símbolo é a estrela azul, contra o Boi Garantido, o do coração vermelho. Cada Boi, isto é, cada equipa apresenta-se durante três dias com danças e músicas sobre as raízes amazónicas, num desfile recheado de simbolismo. Lição de civismo: quando um lado actua, o outro fica em total silêncio, inclusive a claque. No final, é eleito o vencedor. www.parintins.com.br/
ONDE FICAR
Ariaú Amazon Towers
Localizado a 60 quilómetros de Manaus, a duas horas de barco, é um dos mais antigos hotéis de selva da região e até tem um português-engenheiro-poeta como gerente operacional. Construído na margem direita do rio Negro sobre palafitas ao nível das copas das árvores, partiu de uma ideia do Jacques Cousteau. No passado, recebeu as equipas do concurso Survivor e do filme Anaconda. Proporciona as típicas actividades turísticas (focagem de jacaré, interacção com botos, pesca da piranha, caminhada na selva), mas também recupera animais e, no futuro, vai alojar um laboratório de pesquisas da fundação do oceanógrafo francês.