Fugas - Viagens

  • Ataco é apontada como uma das mais pitorescas cidades coloniais de El Salvador
    Ataco é apontada como uma das mais pitorescas cidades coloniais de El Salvador JOHN COLETTI
  • Ataco
    Ataco DR
  • A igreja domina a praça  de Juayúa
    A igreja domina a praça de Juayúa JOHN COLETTI
  • As ruínas de Tazumal
    As ruínas de Tazumal ULISES RODRIGUEZ/REUTERS

Continuação: página 6 de 6

El Salvador, as flores de um segredo que é nosso

- E vise alguma tão bonita como esta?

No cabelo castanho, agora apanhado, uma flor de um vermelho vivo.

- Sais cedo, para San Salvador? É pena.

Despeço-me mas ela, estreitando a minha mão, ainda não terminou:

- Sempre vais falar de mim, no jornal? Com fotografia e tudo? Não te esqueças do nome.

Agora sim, parto. A uns metros de distância, ela grita:

- Ana. Quase tão santa como Santa Ana.


__________
Guia prático

QUANDO IR
El Salvador tem um clima tropical, com duas estações distintas: uma, que vai de Maio a Outubro, caracterizada pela chuva; a outra, de Novembro a Abril, quando raramente se regista precipitação e que corresponde à melhor altura para visitar este país da América Central. É também nesta época, especialmente durante a Semana Santa, que os preços sobem ligeiramente, reflexo do número de turistas que acorrem a El Salvador. Ainda assim, continua a ser um país acessível, podendo viver facilmente com 30 a 40 euros por dia.

COMO IR
A forma mais rápida e prática de chegar a El Salvador é com a Iberia, que oferece voos directos desde Madrid a partir de 900 euros. O país dispõe de um único aeroporto internacional (Comalpa), que fica a menos de 40 quilómetros da capital. Como alternativa, vale a pena verificar os preços de companhias aéreas como a Iberia e a KLM com destino à Guatemala e, desde a capital, Cidade da Guatemala, é fácil e barato chegar a San Salvador (uma viagem de cinco horas que, com um pouco de paciência na procura das melhores tarifas, pode custar não mais do que dez dólares — oito euros). Para viajar no interior do país, é conveniente recorrer aos autocarros: o 249 leva-o de Sansonate a Ahuachapán, sempre ao longo da Rota das Flores.

ONDE COMER
Os mercados são, pelo preço e pela qualidade, lugares imperdíveis e não deve perder alguns dos festivais gastronómicos ao fim-de-semana, especialmente o de Juyaúa. Mas, um pouco por todo o lado, não faltam restaurantes — o Pollo Rico, com vista para Vulcão Santa Ana, em Juyaúa, permanece como um dos meus favoritos. 

ONDE DORMIR

Hotel Anáhuac
1, Calle Poniente
Juyaúa

El Jardin de Celeste
Carretera Sansonate-Ahuachapán Km 94

Hotel Livingston
10 a, Avenida Sur
Santa Ana


O QUE FAZER
Além dos lugares referenciados, a Rota das Flores inclui ainda aldeias como Nahuizalco, a norte de Sansonate, onde é possível cruzar-se com mulheres vestidas com trajes tipicamente Pipil, ou Salcoaitán, também conhecido pelo seu festival gastronómico, aos domingos, e por algumas actividades ligadas à natureza. A curta distância, se tiver disponibilidade, não deixe de lançar um olhar a Casa Blanca, Joya de Cerén, a Pompeia da América, as Ruínas de San Andrés, todos eles lugares arqueológicos, ou o Parque Nacional Los Volcanes, mais acessível a partir de Santa Ana, ou o Parque Nacional El Imposible, que vai dos 300 aos 1450 metros acima do nível das águas do mar.

INFORMAÇÕES
Não é necessário visto para entrar em El Salvador. Apenas o passaporte com seis meses de validade, que será carimbado no aeroporto. Se optar por atravessar a América Central, também é fácil e pouco demorado todo o processo nas fronteiras terrestres. El Salvador faz fronteira com as Honduras e a Guatemala e está bem servido por autocarros da empresa TICA, que opera entre o Panamá e o México. El Salvador utiliza, desde 2001, o dólar americano.

--%>