Onde ficar
As casas na floresta são uma das opções de alojamento mais sui generis da Estónia. É possível procurar casas, abrigos e trilhos pedestres em www.loodusegakoos.ee. O website está exclusivamente em estónio.
O que visitar
Parque Nacional de Soomaa
Compõe-se de cinco extensos pântanos e constitui uma das mais importantes áreas florestais protegidas da Europa.
Parque Nacional de Lahemaa
É um dos maiores parques naturais da Europa e um dos primeiros a receber esta designação. Repleto de trilhos pedestres, é habitat de lobos, ursos e linces.
Lago Peipus
O maior lago transfronteiriço da Europa, ocupa uma área de 3500 quilómetros e é partilhado pela Estónia e pela Rússia.
Ilha de Kihnu
Classificada pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade, Kihnu alberga uma comunidade cujas tradições ligadas ao folclore, artesanato e agricultura se mantêm praticamente intactas. No Inverno, é possível chegar à ilha através de uma estrada de gelo. No Verão, a viagem pode fazer-se de ferry ou de avioneta.
Viljandi
Todos os anos, no último fim-de-semana de Julho, a localidade com maior actividade cultural da Estónia recebe o grande evento do país: o Festival de Música Folclórica de Viljandi, que atrai cerca de 25 mil visitantes.
Informações
O cartão multibanco é o modo de pagamento mais comum no país.
A Estónia é particularmente dada às novas tecnologias, tendo criado o Skype e o Kazaa. Em todo país – mesmo em plena floresta – há wi-fi.
No dia 24 de Junho, o país pára para comemorar o solstício de Verão. Trata-se do dia mais longo do ano, com 19 horas de sol. O dia mais curto é a 21 de Dezembro e dura seis horas.
Cerca de 10% do território está classificado como reserva natural.