Fugas - Viagens

  • Cozinha da Terra
    Cozinha da Terra DR
  • Travanca
    Travanca DR
  • Tongobriga
    Tongobriga Egídio Santos
  • Ecopista do Tâmega
    Ecopista do Tâmega DR

Continuação: página 6 de 6

A Rota do Românico leva-nos por rios e vales de terras medievais

É ele que nos recebe na recepção e nos encaminha para um antigo bairro residencial, onde se destaca o sistema de esgotos e onde percorremos várias casas desenvolvidas em torno do pátio central, algumas com área comercial. Temos de sair do perímetro da estação, atravessar a aldeia para chegar ao fórum e termas, com vislumbre de outra área residencial, “apenas alicerces”, entre oliveiras e vista para paisagens amenas.

Luís conhece de cor as pedras que compõem o passado deste espaço, do complexo termal (piscinas, salas de massagens, ginásio, sauna), incluindo um anterior, castrejo, do templo (ao fundo, restam poucos vestígios), da galeria comercial em frente à “galeria” religiosa, com o mercado pelo meio — mercado antes e agora uma vez por ano, no Mercado Romano de Tongobriga.

Regressamos a Egas Moniz, ou à sua família, os Ribadouro, em Travanca. Um mosteiro a fechar o nosso périplo — um mosteiro onde até há poucos anos funcionou um hospital psiquiátrico. É nas traseiras que vemos a dimensão do Mosteiro do Salvador de Travanca, edifício maciço de pedra, sentinela nos campos; nós deambulamos pela igreja e sacristia (maneirista, com acervo museológico mas ausência de musealização), contornamos a torre que o ladeia (século XIV) — ameada, foi a torre sineira mais alta do Portugal medieval (a actual torre sineira é uma construção do século XX à moda românica).

O portal desta igreja do século XI é paradigmático da escultura românica na região do Vale do Sousa e Tâmega, “uma jóia”, diz José Augusto, pela iconografia e beleza que conjura — sereias, serpentes, aves com pescoços entrelaçados, peixes, figuras humanas. O interior da igreja, do século XVIII, mantém duas capelas românicas laterais.

Se neste território nem tudo é românico, não levamos a mal que seja um pretexto para o descobrir. E, de caminho, vislumbrar como a Idade Média se pode tornar uma porta para o seu amanhã.

Onde comer

Cozinha da Terra

Tradicional
Largo da Herdade 8
4580-582 Louredo
Tel.: 255 780 900
www.cozinhadaterra.com

Largo do Paço
Autor
Largo do Paço 6
4600-017 Amarante
Tel.: 255 410 830
www.largodopaco.com

A Eira
Ibérica
Rua da Vinha, Lote 19
4600-759 Telões, Amarante
Tel.: 255 095 490
www.restauranteaeira.com

Onde dormir

Casa da Calçada
Largo do Paço, 6
4600-017 Amarante
Tel.: 255 410 830
www.casadacalcada.com

Casa Valxisto
Rua Padres da Agostinha, 233
4560-195 – Lagares, Penafiel
Tel.: 255 752 251/ 936 473 986
www.valxisto.pt

--%>