Fugas - Viagens

Continuação: página 6 de 8

Viagem através da memória por uma Suécia que já não existe

- Skansen traz-me boas memórias, um sentimento de segurança na companhia da minha avó, que era e é, hoje com 99 anos, a minha melhor amiga.

“A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes.”

Oscar Wilde

 

Guia prático

Como ir

A TAP (www.flytap.pt) liga directamente Lisboa a Estocolmo com uma tarifa (tendo por base o mês de Junho) a rondar os 330 euros. Vale sempre a pena pesquisar a companhia aérea low cost Norwegian (www.norwegian.com), que também voa entre as duas cidades e, se o tempo e as escalas não constituírem um problema, a Lufthansa (www.lufthansa.pt) pode proporcionar preços mais em conta. 

Uma vez em Estocolmo, a melhor forma de chegar a Skansen é de autocarro (número 44) ou de eléctrico (número 7) — ambos param junto à porta principal do museu. Em alternativa, pode fazer o trajecto por via fluvial, utilizando o ferry que sai de Slussen. Skansen está aberto ao público durante todo o ano mas os horários sofrem algumas variações (abertura sempre às 10h e encerramento dependente da época ou de um dia festivo — por exemplo, na noite que se celebra o início do Midsummer, dia 19 de Junho, funciona até às 22 horas). Para mais informações, o melhor é consultar www.skansen.se, onde também poderá verificar a tabela de preços (entre os 11 e os 20 euros para adultos, descontos para grupos de dez ou mais pessoas e para pensionistas, enquanto as crianças entre os seis e os 15 anos pagam sempre sete euros, excepto na noite de passagem de ano, na qual têm acesso gratuito desde que sejam acompanhadas por um adulto). No Natal, a 24 de Dezembro, as portas estão abertas para todos, crianças e adultos, gratuitamente.

Quando ir

Estocolmo goza de um clima continental húmido, sem épocas secas, invernos severos e verões quentes. A capital sueca pode, ainda assim, ser visitada em qualquer altura do ano mas um dos melhores períodos é durante o Midsummer (este ano tem início a 20 de Junho e estende-se por seis semanas), quando os dias são mais longos e os eventos culturais se multiplicam um pouco por todo o lado. A chuva é uma constante ao longo de todo o ano mas Julho é o mês em que (em média) ocorre maior precipitação, ao passo que Março é, por norma, o mais seco. Julho é também aquele que proporciona a melhor média de temperatura (perto dos 18 graus), enquanto Fevereiro se situa no extremo oposto (quase três graus negativos).

 

Onde comer

Skansen tem várias cafetarias e restaurantes que estão abertos durante os meses de Verão. Entre eles, o Stora Gungan (www.storagungan.se), um restaurante mobilado como uma taberna típica da década de 1880 e onde se serve deliciosa comida caseira sueca. Mais clássico é o Solliden, com um interior elegante e uma panorâmica soberba sobre Estocolmo, famoso pelo tradicional buffet sueco (Smörgåsbord), que inclui pratos como arenques marinados de diferentes formas, salmão, Janssons Frestelse — a tentação de Jansson, também popular na Finlândia e que é preparado com anchovas, batatas, cebola, natas, manteiga e pão ralado — e almôndegas, entre outros. Finalmente, ainda na área ocupada pelo museu, pode desfrutar da gastronomia típica no Tre Byttor (Três Barricas), uma taberna do século XVIII que está situada no mesmo edifício do Solliden e do Café Ekorren.  

--%>