A estrada rasga a paisagem verde, estende-se até sentir a respiração das montanhas. Para lá, para trás dos montes imponentes que recortam os céus tingidos de pequenas nuvens de um branco quase imaculado, está Gjirokastër, outro dos segredos mais bem guardados da Albânia e capital das anedotas.
- A mãe, toda sorridente, vai buscar os filhos à escola e, pelo caminho, promete aos dois que quem apresentar os melhores trabalhos de casa terá no domingo seguinte um prémio: o mais esmerado irá ver as pessoas a comer gelados.
GUIA PRÁTICO
Quando ir
A Albânia pode ser visitada em qualquer altura do ano mas a Primavera e o Outono afiguram-se como as melhores estações. O Verão coincide com a época alta, quando as populações do interior, com temperaturas superiores a 30 graus em Julho e Agosto, acorrem à costa albanesa, que goza de um agradável clima mediterrânico. Nas zonas mais montanhosas, fortes nevões são uma constante entre Novembro e Março.
Como ir
Não há ligações aéreas directas entre Lisboa e Tirana e a tarifa mais económica, com uma escala em Istambul, é proporcionada pela Turkishairlines (www.turkishairlines.com), cerca de 330 euros para um bilhete de ida e volta. No voo de ida, o tempo de paragem naquela cidade turca não excede os 60 minutos mas no regresso obriga a uma longa escala. Pernoitar em Istambul é uma hipótese a considerar ou, em alternativa, pode recorrer à Lufthansa (www.lufthansa.com), que cobra pouco mais de 500 euros para um voo entre a capital portuguesa e a albanesa, com uma escala de cerca de três horas em Viena e com voos operados em conjunto pela TAP e a Austrian.
Onde comer
Vila Logoreci
Rruga Papa Gjon Pali II, 9, Tirana
Castella
Rruga Grigor Durrsaku
Durrës
Xhokla
Plazhi i Ri
Vlorë
Pupi
Rruga Sarandë-Butrint
Sarandë
Onde dormir
Destil Hostel
Rruga Qemal Gurnjaku
Tirana
Tirana International
Skanderbeg Square, 8
Tirana
Hotel Adriatik
Rruga Pavaresia
Durrës
Hotel Alpine
Rruga Sadik Zotaj
Vlorë
Hotel Grand
Rruga Sarandë-Butrint 1
Sarandë
INFORMAÇÕES
Os cidadãos portugueses apenas necessitam de passaporte (não carecem de visto de entrada) com uma validade de pelo menos seis meses para visitarem a Albânia.
Muitos dos hotéis e mesmo alguns restaurantes aceitam pagamento em euros mas a moeda local é o lek (lekë no plural) – um euro corresponde a aproximadamente 140 lekë.
A língua oficial é o albanês mas uma grande maioria da população jovem fala também inglês, italiano, francês ou alemão – com uma significante diáspora, a Albânia é um dos países mais poliglotas do mundo. Portugal não tem qualquer representação diplomática em Tirana.