Fugas - Viagens

Metro Centric (flickr.com/16782093@N03)

Continuação: página 7 de 8

Alcalá: a cidade dos dois mártires e dos três imortais

Na calle Cardenal Sandoval y Rojas, não deixe de visitar o Palacio Arzobispal (hoje Casa da Entrevista), residência dos arcebispos de Toledo em Alcalá de Henares, construído a partir do século XIII mas alvo de ampliações e obras de restauro até ao século XIX. Trata-se de um edifício onde viveram diferentes monarcas castelhanos, se celebraram sínodos e concílios e onde nasceram a filha mais nova dos Reis Católicos e futura rainha de Inglaterra, Catarina de Aragão, ou o imperador alemão Fernando. No mesmo lugar, cheio de história, teve também lugar a primeira entrevista entre os Reis Católicos e Cristóvão Colombo. Através da Torre XIV pode aceder ao Antiquarium, que mostra os restos do Palacio Arzobispal, recriando as galerias da Ave María, o imponente pátio Fonseca e a famosa escadaria de Covarrubias – é igualmente possível subir à muralha medieval e visitar o interior das suas torres.

Na avenida de Madrid, junto ao polidesportivo El Juncal, destacam-se as ruínas de Complutum, nome da cidade romana que deu origem a Alcalá de Henares – e daí o gentílico complutense – que ainda conservam um forno, latrinas e um poço. De grande valor histórico é a Casa de Hippolytus (construída entre os séculos III e IV), onde se pode contemplar o famoso mosaico dos peixes, um trabalho realizado pelo mestre Hippolytus que mostra três jovens num barco, com as suas redes e um mar repleto de peixes, crustáceos e outras espécies do Mar Mediterrâneo.

Informações

Os portugueses apenas necessitam de um documento de identificação (passaporte, bilhete de identidade ou cartão de cidadão) para visitar o país.

Se pretender visitar Alcalá de Henares ainda este mês, entre 8 e 12 de Outubro decorre o Mercado Cervantino, durante o qual a zona histórica recupera a atmosfera e as formas do Século de Ouro, com actuações teatrais de rua, música, disfarces – um regresso ao passado da cidade e das suas gentes para homenagear o autor de D. Quixote. O Mercado Cervantino é organizado no âmbito da Semana Cervantina, declarada festa de Interesse Regional da Comunidad de Madrid, e o dia 9, quando se festeja o baptismo do escritor, é aquele que mais curiosos atrai a Alcalá de Henares.

O programa inclui uma procissão cívica com início em frente ao edifício da câmara (onde está guardada religiosamente a certidão de nascimento de Miguel de Cervantes, transladada nesse dia até ao Centro de Interpretação “Os universos de Cervantes”, na Capilla del Oidor, onde poderá ser contemplada apenas até às 14 horas), continua com a recitação no Corral de Comedias de pequenos fragmentos de D. Quixote e, pela tarde, tem lugar, no Teatro Salón Cervantes, a habitual entrega de prémios anuais Ciudad de Alcalá, destacando personalidades de áreas como a poesia, a novela, a pintura, o jornalismo, a investigação histórica e a fotografia.

O galardão mais importante, instituído há 15 anos (o evento já conta com mais de 40 edições), é o das artes e das letras, já conquistado por, entre outros, a escritora chilena, Isabel Allende, ou o advogado, economista e comunicador científico, Eduardo Punset Casals. Alcalá de Henares também incentiva os mais jovens através de um prémio que já é uma referência (em 2012, a princesa Letícia assistiu à entrega) em todo o país, o Cervantes Chico, distinguindo autores no campo da literatura juvenil ou infantil.    

--%>