Alguns dos seus apoiantes resgataram o corpo e carregaram-no até às margens do rio Nid, cenário do enterro e, pouco tempo depois, de alguns milagres relatados por anónimos. A popularidade de Olav Haraldsson, visto como um mártir, como o homem corajoso que combatera o rival e “estrangeiro” Knut de Inglaterra e Dinamarca, que lutara pelo fim do paganismo e pela construção de igrejas, corria mais veloz ainda do que os primeiros ventos do Cristianismo que varreram o país — o rei transformava-se numa lenda e no argumento ideal para os seguidores da comunidade religiosa criarem um santo.
Rezam as crónicas que um bispo foi chamado para investigar os milagres que tanto tempo ocupavam nas conversas entre cristãos. E o bispo, sem perder pela demora, exumou o corpo do rei, encontrou-o intacto, um milagre que não poderia ter outro desfecho — Olav Haraldsson foi declarado santo. Se for verdade o que se conta, passara-se já um ano e cinco dias depois da sua morte; o corpo foi colocado num caixão de prata e sobre a sua sepultura foi construída uma pequena capela que haveria de dar lugar a uma catedral. Rei morto, santo posto.
Guia prático
Como ir
A Norwegian (www.norwegian.com) estabele ligações aéreas entre Lisboa e Trondheim (com uma escala em Oslo) a preços em conta (é possível uma tarifa a rondar os 280 euros para um bilhete de ida e volta) mas opera nesta rota apenas entre finais de Março e Outubro. Se preferir viajar no Inverno, a TAP tem voos directos aos sábados e aos domingos para a capital norueguesa (se reservar com alguma antecedência pode conseguir tarifas, também de ida e volta, na ordem dos 150 euros). De Oslo, a Norwegian tem mais de uma dezena de voos com destino a Trondheim (ida e volta por cerca de 130 euros e uma duração de 55 minutos). Há ainda outras companhias áereas, como a Vueling, a Air France, a KLM e a Lufthansa, entre outras, que servem Oslo — mas todas elas requerem uma escala numa cidade europeia. Caso pretenda viajar directamente para o coração da cultura sámi, sem visitar Trondheim (quase 1400 quilómetros separam as duas cidades), a forma mais prática é voar da capital norueguesa para Alta (há voos diários), cujo aeroporto dista apenas duas horas de Kautokeino e duas horas e meia de Karasjok.
Quando ir
Em teoria, Trondheim (bem como o resto do país) pode ser visitada em qualquer altura do ano, dependendo do gosto de cada um. Na prática, os meses ideais são entre Junho e Setembro, quando os termómetros registam as melhores médias mas em Outubro, coincidindo com a época em que as árvores começam a ficar mais despidas, também pode ser uma boa altura para se conhecer aquela que é a terceira maior cidade norueguesa. Bem diferente é a situação de Alta, o munícipio mais populoso do condado de Finnmark, e das localidades onde poderá estar em contacto com os sámi, uma área que conhece um clima subárctico, com temperaturas acima dos dez graus apenas durante três meses ao longo do ano. Ainda assim, a precipitação é escassa e o céu vive órfão de nuvens a maior parte do tempo, razão pela qual Alta foi escolhida como localização perfeita para o estudo da aurora boreal.