Onde comer
Trondheim é uma das cidades norueguesas que mais enfatiza a comida local, de preferência acompanhada de uma cerveja também da região. Um dos melhores restaurantes é o To Rom og Kjøkken (www.toromogkjokken.no), na Carl Johans gate, 5, com uma forte inspiração francesa mas baseada nos produtos de Trøndelag.
Muito popular, há já alguns anos, é o Credo (www.restaurantcredo.no), na Ørjaveita, 4, com ingredientes frescos e oferecendo a possibilidade de escolher entre o espaço gourmet no rés-do-chão ou o mais informal Jossa Mat og Drikke, situado no primeiro andar.
Os três restaurantes citados ocupam, todos eles, um lugar de destaque no White Guide, a resposta da região nórdica ao mais mediático Guia Michelin — em 2016, o Credo classificou-se mesmo em terceiro lugar entre os restaurantes noruegueses.
Finalmente, vale também a pena experimentar os sabores do Folk & Fe (www.folkogfe-bistro.no), na zona histórica de Bakklandet, mais concretamente na Nedre Bakklandet, 6, com muitos dos pratos confeccionados no carvão (aberto de terça a domingo, entre as 17h e as 23h).
Onde dormir
Trondheim é uma cidade pequena e compacta, pelo que a maior parte dos hotéis estão situados a curta distância, a pé, das maiores atracções e dos restaurantes. Não sendo um país propriamente barato, Trondheim tem a particularidade de proporcionar uma oferta razoável de espaços com preços mais em conta para quem viaja com orçamentos reduzidos, embora nem todos gozem de uma localização central. Entre eles, estão o Trondheim Apartment Hotel, em Lilleby (a apenas 50 metros da estação de caminho-de-ferro com o mesmo nome), o Trondheim Youth Hostel, em Rosenborg, com singles, duplos e também em sistema de dormitório, e, finalmente, o Sandmoen Bed & Breakfast (www.sandmoen.no), em Heimdalsmyra, ideal para quem viaja em carro alugado e pretende ficar alojado fora do centro da cidade. Ainda mais em conta são os parques de campismo, dois dos quais podem ser encontrados relativamente perto do coração de Trondheim: um, o Storsand Gård Camping, a sul, o outro, o Flakk Camping, a oeste do centro.
Para aqueles que não abdicam de algum luxo enquanto viajam, Trondheim dispõe igualmente de alternativas capazes de satisfazer os desejos dos mais exigentes. Alguns deles têm uma vocação natural para receberem conferências, como o Scandic Lerkendal e o Clarion Hotel & Congress Trondheim, em Brattøra, mas há outros que seduzem por diferentes motivos — o Scandic Nidelven (www.scandichotels.no), na Havnegt, 1-3, com alguns dos 350 quartos com vista para o rio Nidelven, é extremamente popular e orgulha-se de servir o melhor pequeno-almoço entre todos os hotéis do país (uma classificação que mantém há dez anos) e, caso prefira um pouco mais de charme, pode recorrer ao Britannia Hotel, o mais antigo da cidade e também famoso pelo seu pequeno almoço (terceiro lugar em 2015) e por outras facilidades que incluem o spa.
Em Alta existem múltiplas alternativas de alojamento, entre elas, a apenas seis quilómetros do aeroporto, o Altafjord Gjestegaard & Spa (www.altafjordgs.no), na Bossekopveien, 19, com dez quartos (alguns com vista para o fiorde de Alta) e uma tarifa de cerca de 120 euros — tem também um bom restaurante. Mais ou menos pelo mesmo preço também pode dormir no centro da cidade, na Løkkeveien 61, no Scandic Alta, um hotel moderno e confortável.