Aleém dos museus, não deixe de prestar um tributo à catedral Preobrazhensky, na Praça Soborna, uma construção megalómana que era, antes de Estaline a mandar destruir, a mais famosa igreja de Odessa.
E, mesmo que retire uma impressão negativa, erre umas horas pela Arkadia Beach, pelas suas praias, observe as pessoas, entre num bar ou numa discoteca e regresse a Odessa utilizando o eléctrico número 5 enquanto observa, pela janela, os sanatórios e as mansões da Frantsuzsky, onde vivia a nata da aristocracia nos tempos do czar.
Finalmente, se tiver interesse em visitar as famosas catacumbas de Odessa, pode fazê-lo no subúrbio de Nerubayske, a uns 15 quilómetros a norte do centro da cidade.
Informações
Os cidadãos portugueses não necessitam de visto para uma estada até 90 dias mas devem munir-se de um passaporte válido durante a sua permanência no país — o bilhete de identidade ou o cartão de cidadão não permitem a entrada, uma vez que a Ucrânia não integra a União Europeia.
A língua oficial é o ucraniano mas uma grande parte da população domina também o russo, ao contrário do que acontece com o inglês, quase exclusivo dos mais jovens — e mesmo assim uma minoria.
A moeda é o hryvnia – um euro equivale a cerca de 30 hryvnias.
Portugal tem representação diplomática na capital ucraniana, em Kiev, na Ivana Fedorova, 12, podendo ser contactada através dos números de telefone (380) 442 87 58 71/2 e, em caso de emergência, do 679 12 41 80.