- Pura vida.
Guia prático
Como ir
Para viajar entre Lisboa ou o Porto e São José da Costa Rica tem necessariamente de efectuar uma escala. A Iberia (www.iberia.com) constitui uma das melhores opções, com uma curta paragem em Madrid mas com tarifas que, para o mês de Abril, por exemplo, ultrapassam um pouco os 1200 euros. É possível obter preços mais em conta, com a Air France, mas o tempo (e talvez o dinheiro) que irá gastar não compensa a diferença, a juntar ao incoveniente de ter de mudar de avião em Paris, bem como na Cidade do México ou em Atlanta, nos Estados Unidos. Se decidir voar para a capital da Costa Rica, há pelo menos uma dúzia e meia de autocarros por dia que servem Manuel Antonio (um trajecto que se cumpre em três horas com um custo aproximado de dez euros) mas é importante adquirir (se viajar no percurso inverso) o bilhete com alguma antecedência no terminal de Quepos. Desde o aeroporto internacional Juan Santamaria há serviços regulares de autocarro, entre as 5h e as 22h (um euro e a duração depende do trânsito mas pode contar entre 20 minutos e uma hora) mas tenha em conta que a cidade dispõe de cinco terminais que servem, também de autocarro, os mais populares destinos do país — para chegar a Manuel Antonio, procure o Tracopa, na Calle 5, entre as avenidas 18 e 20, a sul de San José.
Como alternativa, pode experimentar voar para a Cidade do Panamá (normalmente mais barato e com mais promoções do que São José da Costa Rica) e depois fazer o percurso de autocarro até chegar ao Parque Manuel Antonio, aproveitando para visitar outros lugares nos dois países.
Quando ir
Em Abril, o mês que marca a transição entre a estação seca e a época das chuvas, o clima ainda é favorável a uma visita à Costa Rica, com dias cheios de sol e muito calor. Caso prefira adiar a aventura, o melhor é esperar até Novembro, altura em que a precipitação deixa de se fazer sentir até Maio.
Onde dormir
É um resort mas também um espaço que, como em muitos outros lugares ao longo do país, respeita a natureza. O nome é sugestivo, Hotel Si Como No (www.sicomono.com), os quartos estão decorados com ricas mobílias, toques ousados de cores tropicais e varandas; conta ainda com duas piscinas (uma para crianças, outra apenas para adultos), mais dois jacuzzis, um spa e dois bons restaurantes. Com tantas facilidades, espere pagar entre 250 e 330 euros por um quarto duplo ou um pouco mais de 400 por uma suíte.
Um pouco mais barato, entre os 100 e os 170 euros, o Babaloo Inn (www.babalooninn.com) proporciona quartos com uma varanda privada com panorâmica sobre um jardim tropical e outros com uma vista soberba para o oceano, contendo estes últimos uma pequena cozinha e espaço suficiente para quatro pessoas (ideal para uma família).
Para quem viaja com um orçamento reduzido, o melhor lugar em Manuel Antonio é o Backpackers (www.backpackersmanuelantonio.com), que oferece dormitórios com seis, oito e dez camas a preços económicos (a partir dos 15 euros e um pouco menos na época baixa) mas também uma dúzia de quartos privados, alguns com ar condicionado, outros com ventilador, todos eles com pequeno-almoço incluído e uma cozinha (há supermercados muito próximos e não necessita de caminhar mais de um minuto para apanhar um autocarro para o parque) que lhe permite preparar, caso deseje, as suas refeições.